Seja positivo!

Fernando Sabino já dizia que "No fim, tudo dá certo. Se não deu, é porque não chegou no fim".

A vida é toda uma trajetória. O problema, na maioria das vezes, é querermos o resultado antes mesmo da experiência.

Sabe-se que Thomas Edison só conseguiu chegar à lâmpada elétrica após mais de 1000 tentativas. Certa vez, quando estava por volta da tentativa de número 700, foi questionado por seu auxiliar sobre não desistir apesar de tantos fracassos, pois, na visão deste, eles não haviam evoluído um único passo em direção ao êxito. E a resposta de Edison foi: "O quê? Não avançamos um só passo? Avançamos 700 passos rumo ao êxito final! Sabemos de 700 coisas que não deram certo! Estamos para além de 700 ilusões que mantínhamos anos atrás e que hoje não nos iludem mais. E a isso você chama de perda de tempo?".

Muitos lembram da carreira ímpar de Michael Jordan no basquete, mas o próprio Jordan admite que "errou mais de 9000 cestas em sua carreira, perdeu 300 jogos e, em 26 vezes que teve a chance de fazer o ponto da vitória, errou".

Steve Jobs é sempre lembrado como o grande inovador, tendo o nome associado a grandes lançamentos como iPod, iPhone e iPad. Mas poucas pessoas sabem que durante sua trajetória profissional, antes dessa fase promissora, ele chegou a ser desligado da própria empresa que ele criou, a Apple, após fracassar no desenvolvimento do computador Lisa. Só que começar do zero não foi motivo de desânimo. Antes de sua volta promissora à Apple, ele criou a Pixar, tendo sido responsável por lançamentos de sucesso como "Toy Story" e "Vida de inseto".

Eu poderia listar uma dezena de outras histórias de sucesso precedidas por aparentes "fracassos". Mas, o que essas histórias têm em comum? O foco!

Em todas essas trajetórias o foco nunca foi o erro, mas a busca por solução, por alternativas... Foi a cota de dedicação pessoal. Sabe-se que Michael Jordan chegou a ser cortado do time de basquete que jogava na escola, mas ao invés de desistir, ele passou a chegar "meia hora mais cedo na quadra e treinava até ser expulso". Coco Chanel, estilista francesa, disse certa vez que "sucesso é mais frequentemente alcançado por aqueles que não sabem que o fracasso é inevitável".

Acreditar é importante, persistir fundamental. É de Calvin Coolidge, ex-presidente americano, um pensamento muito sensato que gosto de transmitir aos meus alunos: "Nada no mundo consegue tomar o lugar da persistência. O talento não consegue; nada é mais comum que homens fracassados com talento. A genialidade não consegue; gênios não recompensados é quase um provérbio. A educação não consegue; o mundo é cheio de errantes educados. A persistência e determinação sozinhas são onipotentes".

Portanto, acredite e siga em direção aos seus objetivos. Pode ser que a linha de chegada não seja exatamente onde você planejou, mas ficar parado lamentando não o fará sequer sair do lugar. Pode ser, que durante a caminhada, você perceba outras oportunidades, outros gostos e defina novas metas. Tudo isso é aprendizado. E, se ainda não estiver bom, lembremos que pode ainda não ser o fim e que sempre há algo a ser feito.

Se páscoa é renascimento, aproveite para reeditar alguns desejos escondidos e comece por se libertar dos pensamentos negativos. Seja positivo! Viva cada dia com segurança e determinação, não se pré-ocupe em demasia com o futuro, o hoje, bem vivido, será a chave para um bom amanhã.