Vitamina de abacate sem leite: cerveja sem tira gosto

Sempre ouvi falar que vitamina de abacate engorda, mas sempre tive preguiça de pesquisar se é fato ou fake. Ontem, no meu pra lá de vigésimo dia de quarentena, dei folga a preguiça e fui consultar o oráculo Google, haja vista vitamina de abacate ser a minha predileta no ramo das vitaminas e, como dizem que estou gordo ou engordando, saber se a crença popular de que vitamina de abacate engorda ou apenas aparenta tem fundamento científico. Abri o oráculo Google e lhe joguei a pergunta: "Mestre, vitamina de abacate engorda?" Em menos de 0,44 segundos, sugiram aproximadamente 72.000 ocorrências com resposta(s) para a pergunta —o que sugere que o assunto já é conhecido da ciência.

O oráculo, após os regulares segundos, trouxe-me o diagnóstico chancelado por especialista a nível nutricional, como dizem os técnicos da área, que garantiu: vitamina de abacate não engorda. O que engorda é o açúcar e/ou o leite, que lhe acrescentamos. De acordo com a especialista, vitamina de abacate é rica, sim, mas em gordura boa, a que combate o colesterol ruim e tem poderosa ação anti-inflamatória. Se engorda, a culpa é do açúcar e/ou leite que acrescentamos à mistura. Mas aí está a contradição: que gosto tem vitamina de abacate sem açúcar e/ou leite?

A especialista não me respondeu, mas julgou que nem ela siga essa recomendação saudável de toma vitamina de abacate in natura. Esses especialistas, infelizmente, dificilmente nos fornecem notícias ou diagnósticos plenamente de acordo com nossas expectativas. Outro dia perguntei a um deles se cerveja engorda. Disse-me que sim, que engorda —e muito. Descontente, busquei uma segunda opinião, como recomendam os especialistas. Consultei outro douto na área nutricional e lhe fiz a mesma pergunta, se cerveja engorda. A resposta, finalmente, combinou em parte com minha expectativa. Segundo esse especialista, cerveja não engorda: o que engorda é o tira gosto. A resposta me satisfez parcialmente. Gostaria de que ele, com base na ciência e em sua visão gastronômica, me dissesse que nem cerveja nem tira gosto engordam. Porém, como a resposta não desagradava totalmente a meu senso gastronômico, julguei em consonância com minha expectativa e me dei por satisfeito.

Porém, o mais engraçado ou insólito, como queira, foi que se passou um tempo e descobri que o primeiro especialista que consultei era abstêmio; o segundo, bebia "socialmente". Essa descoberta não me impressionou, pode crer. Somos —todos, especialistas ou leigos— humanos e nossas opiniões, por mais que aparentem isenção, na verdade estão cheias de nossas idiossincrasias, de nossas crenças e percepção do que é fato ou não, independentemente do que revele a ciência. A nossa ciência é soberana, quando o que importa é atender às nossas expectativas. Daí que, hoje, por mais que a ciência abone a vitamina de abacate sem leite e sem açúcar, por mais que recomende (se é que recomenda) cerveja sem tira gosto, eu vou na contramão. Daí que estou pensando em divulgar em cartazes nas rua atualmente quase desertas de União as hashtags #vitaminadeabacatenaoengordacervejatambémnão.

Será que, a esta altura do campeonato, a covid-19 permite perder o protagonismo?

Damião Caetano da Silva
Enviado por Damião Caetano da Silva em 11/04/2020
Reeditado em 11/04/2020
Código do texto: T6913399
Classificação de conteúdo: seguro