(Antes do) Ano Zero

Para Elian, Arthur e Jackie (2014)

É Julho de 1988. Cumpre que os DAMAGERS -- adiantando em seis anos sua criação -- impeçam Poá de ser "modernizada" e, com isso, impedir que prédios e outros imóveis antigos sejam destruídos ou modificados a ponto de Poá sofrer sérias mutações DESnecessárias e perder sua graça e seu charme.

Entregaremos uma carta ao Prefeito solicitando que tombe como históricos todos os prédios, ruas e imóveis. Queremos essa Poá da década de 1970 e 1980 intacta. Em nome de sua Eterna Conservação. A Vendinha do Japonês, na mesma calçada do Bazar Santa Marta, deverá continuar. O mesmo com a Edipel e outros comércios. À Pizzaria San Remo cabe seguir essa ordem. Os postos de gasolina etc. O prédio do Municipal deverá igualmente ser mantido intacto. Daqui uns anos eu terei concluído meu doutorado e lecionarei meu curso de pó-graduação (Literatura, História e Sociedade nele), já tornado pólo universitário da Univesp.

E quanto àquela história da biblioteca antiquíssima que é mantida em segredo por décadas e encontra-se vários metros no subsolo do Rehder, da Biblioteca Municipal e do Abrigo Batuíra, eu falarei depois. Tenho evidencias de sua existência que podem levar às provas da mesma. Não devo dizer mais nada. Para NÃO criar alvoroço nas pessoas. Mas estou certo de que ela existe e uma expedição com alguns ex-alunos meus do Estância seria bastante proveitosa e muita felicidade nos traria ao sermos os primeiros e únicos seres humanos a adentrar as entranhas da terra indo de encontro às portas (as três, de metal espesso e à prova de bombas e de radioatividade) que guardam-na há décadas. Há livros especiais lá (com páginas em Ouro Puro, lustres de cristal caríssimo e onde impera o mais absoluto silêncio), além de um baú enorme guardado a sete chaves, contendo mapas e anotações sobre o Tesouro Perdido do Tempo -- um Projeto Ultrassecreto de um grupo de estudantes de doutorado que conseguiram criar um protótipo de máquina do tempo, conforme eu li num dos documentos a que tive acesso. Soube ainda que o Estância terá destaque na Educação do Alto Tietê e eu ministrarei cursos e oficinas para formação contínua de professores. Ex-alunos meus serão meus orientandos num dos laboratórios. E o Professor Elifas Lenvir terá essencial papel na descoberta da cura para uma Pandemia que assolará o mundo na última década do início do século XXI. E eu já posso sentir o cheiro de igreja no ar. Qual a Matriz. É um cheiro que remete à espiritualidade. Sinto a presença de uma entidade vestida de branco e a me contornar no ambiente. É ele -- sim! Eu o vejo com mais clareza agora. Hei! HEI, VOCÊ! Viajante no Tempo ou quem quer que seja, o que faz aqui?