O SEGREDO

Como um passeio no shopping pode se tornar um momento inesquecível? Eu descobri e te conto, mas já adianto: não há nada de especial no shopping. O especial é o segredo.

As lojas de roupas encantam e estimulam a imaginação. As mais caras geralmente são as de marca. As mais simples não tem o mesmo status de mercado e nos caem bem; são baratas assim como as boas amizades.

A praça de alimentação é fascinante! Movimento de pessoas e variadas opções de delícias são coisas garantidas! Você pode comer a vontade, gastar seu dinheiro e rir com os amigos, mas no final vai sempre sentir vontade de ficar quieto e jiboiar. Se a azia causada pelas calorias vazias não te pegar, a angústia irá.

Poderia aqui citar todos os outros serviços oferecidos no shopping, e tão inútil quanto eles seria a tentativa de escrever algo edificante com essas citações.

Eis então que te respondo a pergunta inicial. Um passeio no shopping se torna inesquecível quando você encontra uma livraria. É nesse espaço onde é possível haver provocação pelo segredo e encantamento da alma, ao invés da distração dos sentidos. Pra ser mais específico, quando você encontra uma boa obra, um bom livro que te faça querer gastar tudo aquilo que você não tem para tê-lo. Se lhe falta dinheiro não se preocupe. Ele está ali para ser lido, ainda que nunca possa ser seu.

Esse bom livro, para mim, tem nome: O Segredo da Borboleta. Ora, nunca senti uma única fagulha de interesse por borboletas. Mas a palavras que despertaram minha atenção foi "O Segredo" e "Borboleta" no singular. Curioso que sou e pobre como como estou, peguei o livro de capa verde e me pus a ler.

Segredo pós segredo ia sendo revelado. Cada ponto de continuação era uma pausa pra acomodar os recortes de mundo que se revelavam a mim. Cada ponto de finalização de parágrafo clamava por reflexão.

Os pontos de exclamação traziam emoções; sempre eram utilizados nas frases descritivas das belas características da rara borboleta. Os pontos e vírgulas faziam intermediações dos termos técnicos apresentados, que apresentavam a peculiaridade da sua vida. Mesmo sendo uma produção cujo objetivo era revelar verdades, algumas interrogações eram postas pra dar sentido às retóricas que instigavam a imaginação.

Era fácil e gostoso ler aquelas páginas, no entanto surgiu a primeira reticências... Três pequenos pontos que esconderam um universo de significados. Como poderia fazer sentido, colocarem reticências em meio a descoberta de um segredo? Eis a revelação do mistério, o próprio mistério, que não confundia, mas que encantava. Não teria graça descobrir os segredos da borboleta sem entender que existem coisas belas, raras e incompreensíveis.

O livro era volumoso, por isso tive que voltar à livraria por alguns dias até que finalmente eu conclui a leitura. Ao mesmo tempo que desejei entender, me angustiei com a possibilidade daquele encanto terminar. Surpreendido pelo óbvio, de súbito percebi a oportunidade que não mais ter que enfrentar o shopping para ir à livraria. A partir de então, pude ir ao encontro da borboleta que tanto conheci e poder admira-la ao vivo, e não mais pelas pálidas fotos do livro.

Desculpa, mas segredo não se conta, se descobre. Leia o seu livro, o segredo que lhe provoca, e vá atrás da sua borboleta.

Lucas Nascimento da Silva
Enviado por Lucas Nascimento da Silva em 09/04/2020
Código do texto: T6911475
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.