É preciso esperar cair a chuva para que possamos apreciar o arco-íris.

Atualmente vivemos dias de medo e desespero. Muitas pessoas lamentam suas perdas e parece que a dor não tem mais fim. Não nos acostumamos a viver com medo. O medo sufoca, e, muitas vezes nos sentimos numa estrada que parece não ter saída. E o único desejo nos nossos corações é voltar ao ponto de partida. Ninguém consegue ficar indiferente aos acontecimentos atuais, por mais insensível que seja, aquele ou aquela que está alerta aos acontecimentos ao seu redor, se compadece da dor do seu próximo. Sempre há alguém que queira ver mudança na história de dor que assola não apenas o nosso país, mas o mundo inteiro.

Como a vida é um presente para nós, é de se esperar que ninguém queira perder esse presente. É importante que saibamos valorizar todas as coisas que estão ao nosso redor, pois a vida se resume muito mais além daquilo que é mencionado em músicas e poemas. Não importa o que as pessoas pensam a nosso respeito, o importante é que passemos a viver um dia de cada vez, mas como se a nossa espera terminasse hoje. O que quero dizer é que tudo aquilo que esperamos, pode ter um resultado diferente, dependendo do ponto de vista de cada um. Sei que muitos de nós, temos dentro de nós uma indagação, um questionamento, e que essa resposta talvez nunca venha para nós num tempo oportuno. Por isso, às vezes, precisamos mudar o nosso trajeto, mudar o modo de ver a coisas. A beleza de uma ou outra coisa pode estar no jeito de cada um se posicionar para observá-la. No momento em que olhar para dentro ou para fora de si mesma, olhando por um prisma diferenciado, poderá se descobrir mais forte, e o que determina se aquilo que vivemos valerá a pena, é a importância que damos na nossa vida diária. O tempo que dedicamos a isso e o esforço em fazer com que tudo aquilo que está ao nosso redor, por menor que seja, se torne útil para todos, passa a ter um sentido especial, e o nosso modo de ver as coisas é o que mantém tudo isso vivo no nosso tempo. Diferente de tudo isso, passamos a ver apenas o lado “podre” da maçã. E, em vão nos dedicamos aos esforços de sairmos do calabouço espiritual que habitualmente nos deixa suscetíveis aos medos e fracassos. E, assim, temos os altos e os baixos. Temos as evidências de que tudo pode dar certo se formos mais “sagazes”, pois em determinados momentos, parecemos desconhecer a atual situação a qual estamos submetidos. E, muitas vezes, o medo se torna tão presente em nossas vidas, que passamos a viver como se tudo fosse dar errado. Na verdade, vivemos apenas de aparência. Queremos que as portas se abram automaticamente porque temos medo de lutar por algo que faça a diferença na vida de outras pessoas, como se fosse a nossa própria vida. Ora, é mais fácil nos fingirmos de frágeis para que sejamos “ajudados”, a termos a sensibilidade de ajudar aos outros nos momentos de maior dificuldade. Nisso somos apenas cascas, revestidos daquilo que esperamos que os outros vejam em cada um de nós. Porque sabemos que, se na nossa vida estiver tudo bem, os outros é que peçam a Deus que os guarde dos dias maus. Pois aquilo que sustenta ao nosso ego, é o como um sentimento que mostra aqueles que estão ao nosso lado, vivem apenas de incertezas. E aquilo que se vive hoje, pode com certeza, ser em vão, pois tudo o que vê é dor e lágrima. Mas não é o fim. Não há vitória sem luta.

É comum as pessoas dizerem que "depois da chuva vem a bonança” ou “depois da chuva, vem o arco-íris". Com certeza isso faz muito sentido para os nossos dias, visto que para que tenhamos um abraço, é preciso abrir os braços. É necessário a chuva para que venha o arco-íris. É preciso haver gotículas de água no ar. Então, a luz tem que brilhar através dessas gotículas no ângulo certo, e pronto, temos um arco-íris. Mas as gotas de água podem estar no ar por muitas outras razões. Não há crise, epidemia ou mal que dure para sempre. Muitas e grandes oportunidades aparecem durante as grandes crises ou dificuldades. Thomas Edison não teria inventado a lâmpada elétrica, se por um momento, não tivesse percebido que estava na escuridão. Nesses momentos de dificuldades podemos extrair aquilo que há de melhor em nós mesmos. Nos tornamos mais amáveis, mais solidários, mais humanos, mais e mais fortes. Vivemos tempos difíceis. E está sendo difícil para todos. Não há diferença entre pessoas. Todos se igualam numa sensação de impotência e dúvidas. Mas é tempo de enxugar as lágrimas e nos prepararmos para dias melhores. Há solução para tudo, e chegará o tempo de termos de volta tudo aquilo que perdemos.

A tempestade é passageira, e talvez demore menos do que esperamos. Se seguirmos em frente, sem pararmos, sairemos da tempestade e estaremos num local seguro, seco, para assim, observarmos o arco-íris. Por isso, precisamos da chuva para que depois, vejamos que foi formado um arco-íris, que tudo está em ordem. Depois do arco-íris, permanece o sol que ilumina nossa alma, mostrando o lado bom da vida. Então, não se desespere, pois a cada dia, temos a esperança de que quando a tempestade passar, olharemos para o infinito, e, com certeza, o sol brilhará em nossas vidas, enxugando qualquer pingo de lágrima ou de chuva que tenha ficado. Seja por qualquer motivo.

Jorge antonio Amaral
Enviado por Jorge antonio Amaral em 08/04/2020
Reeditado em 07/06/2020
Código do texto: T6910921
Classificação de conteúdo: seguro