Romances e Vida

ACHO, é uma opinião minha, que a leitura dos romances ensina tanto quanto dos compêndios científicos. É claro que estou me referindo ao leitor comum. Num romance ele toma conhecimento de enunciados científicos com mioto mais facilidade do que nas pesquisas técnicas, que são leitura difícil para os não iniciados nelas.

O romance, principalmente o bom romance, ensina história, geografia, ciências sociais, história da vida privada dos povos e até rudimentos da tecnologia, e o escambau de informações. O romance conscientiza, é base de conhecimento.

Tudo bem, os romances fantasiam, exageram, às vezes nos levam a conclusões erradas, mas isso é exceção. As grandes obras-primas da literatura informam e conscentizam mesmo em hist´porias de ficção.

Nunca viajei ao exterior, mas conheço uma porção de coisas dos outros países e isso se deve somente à leitura dos romances. Vou mais longe: o que sei de cultura devo aos romances e ao cinema.

Por isso acho arretada a frase de Noam Chomsky:

"Nós sempre vamos aprender mais sobre a vida humana e sobre personalidades a partir dos romances do que pela pesquisa científica". Bingo. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 07/04/2020
Código do texto: T6909611
Classificação de conteúdo: seguro