CRÔNICA,REALMENTE CRÔNICA

CRÔNICA,REALMENTE CRÔNICA (Conceição Castro)

Nunca falei de política nos meus escritos, no máximo do social.Nunca me manifestei politicamente.Hoje quebro a regra, mas não esperem muito de mim, não é um assunto sobre o qual que eu me sinta à vontade para falar, "cada macaco no seu galho", o meu galho é a poesia.

Estava eu em plena quarentena e me parabenizando,(é eu faço isso por mim de vez em quando), por não ter visto muitas notícias hoje e consequentemente ter protegido por algumas horas a minha saúde mental

.O parabéns não deu pra ser por "muitos anos de vida",pois logo depois estava eu a ver sobre a possível demissão do Ministro da Saúde..

Com o espírito perguntador que me é peculiar, pensei:Gente, porque será que todos os eleitores do Presidente também acham que as pessoas devem voltar às ruas?Aí, logo parei pra pensar...Poxa, porque será que todos os que votam em partidos de esquerda acham que o isolamento é melhor para população? Deu um sobressalto no coração.Todos dizem estar defendendo vidas, com argumentos tão lindos, que davam até pra construir um poema, mas o que me parece falar mais alto , é na verdade ,QUEM propõe o isolamento, ou à volta às ruas.Responde aí , só pra você mesmo, se o seu político mudasse de opinião, o que você faria com a "sua" opinião?Sua posição é contra o virus ou contra os "outros" políticos? É a favor da vida dos seus semelhantes, do seus entes queridos, ou a favor de um lugar , de uma cadeira na doença que se chama Poder? Estamos numa disputa partidária em meio à vida de tantas pessoas, e não são só os políticos...Pessoas que tem familiares e amigos suscetíveis ao perigo do vírus, mesmo essas pessoas não estão pensando nisso...Estão abraçando "de com força" a teoria que mais se coaduna com o que possam manter ou levar ao poder os seus políticos-deuses.

Como vivo na fantasia , no lúdico e na poesia,ainda tinha esperança de que a população se manifestasse verdadeiramente sobre o viés da solução do problema, ainda que fosse para dialogar, ainda que os médicos, isentos e neutros, fossem os autorizados a decidir.Mas qual nada, a sociedade perdeu o diálogo, ninguém nem sabe mais o que acha, espera que seu "lider" se manifeste, para que possa concordar ou contestar...Triste condição...

Fico à cata, só para alegrar minha alma,e às vezes acho, de alguém que diga, "meu político" pensa assim , mas EU penso assado; nessa questão eu discordo dele, embora as demais me façam aderir ao seu programa político..Ah que poesia linda seria essa, uma sociedade verdadeiramente pensante, onde o pensamento fosse mais importante que o derrame enlouquecido de informações políticas chamadas ilusoriamente de intelectualidade.Queria menos intelectuais e mais pensantes,queria mais alma nas bocas, queria mais abraços de laços... porque se não pudesse abraço, poderia o laço ah...mas, eu queria tantas coisas... e esse vírus também deve estar querendo tantas outras...

Conceição Castro
Enviado por Conceição Castro em 06/04/2020
Código do texto: T6908646
Classificação de conteúdo: seguro