Democracia asfixiada* (05/04/2020)

Essa história de apenas aos partidos ser permitida a atuação política está muito fora de moda. A ideologia, como corrente de pensamento e bandeira de luta, estimulando a expressão de relações entre classes sociais, foi para o espaço faz tempo. Prova disso, são os conchavos feitos às vésperas das eleições para ampliar as chances das coligações na direção de um projeto eleitoral particular. E que se danem os procedimentos articulados e a fidelidade. As conveniências acabam criando as famigeradas legendas de aluguel. E essas “alianças estratégicas” é que geram uma confusão na cabeça do eleitor que, desorganizado socialmente, passam a não mais participar do processo, justamente, pela ausência de preceitos éticos, culturais, moralistas e de respeito. “A punição que os bons sofrem quando se recusam a agir é viver sob o governo dos maus" (...). Não é preciso ir lá em Platão para confirmar que a arte da política foi desvirtuada na prática. Destaco a resistência dos coletivos que, por conta de suas atuações dialógicas, buscam modificar o cotidiano das cidades, atentando às pessoas para não fugir às suas responsabilidades. O fato é que a política precisa se reconectar com a sociedade para não afugentar os homens de bem. Temos que fazer surgir novos líderes, quebrando essas estruturas rígidas de poder, em favor da democracia... - Que aos poucos vem sendo asfixiada por ela mesma.

Misael Nobrega
Enviado por Misael Nobrega em 05/04/2020
Reeditado em 03/07/2023
Código do texto: T6907361
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.