Trem de Minas

Trem de Minas

O trem de Minas a que me refiro é aquele da coloquialidade que utilizamos aqui em Minas. Para muitos não mineiros pode ser difícil compreender essa maneira como nós nos entendemos. Mas por incrível que pareça conseguimos estabelecer um bom entendimento um com o outro. Aqui se aplica a palavra trem a quase tudo. Na minha casa mesmo eu e meus irmãos sempre conseguimos captar o que o outro pretendia dizer. Se eu disser para minha irmã pegar um trem lá na despensa ela sabe exatamente o que é, pois tudo tem um contexto. Se eu estiver fazendo faxina, ela sabe que é a vassoura.

Outra palavra muito utilizada por nós é o tal de uai. Ela não tem um significado específico, mas pode dar ênfase a uma frase quando a empregamos. Pode vir no início ou no fim de uma frase e dispensar seu uso significa que você não é mineiro.

No entanto, o que mais gosto de ouvir é minha mãe falando com meu irmão ao telefone. – Oi filhinho, você tá bãozinho ? Aqui em Minas nós adoramos o diminutivo. É uma forma carinhosa de nos tratarmos. Muitas vezes dizemos aos conhecidos, passa lá em casa pra tomar um cafezinho.

Eu simplesmente não consigo mais falar você, só digo Ocê ou Cê. Gosto docê !( Gosto de você!) ou Cê vai ? (você vai ?).

Calçada para nós é passeio.. Eu jamais digo: Lavei a calçada e sim lavei o passeio. Eu sempre achei que todo o Brasil dissesse passeio, mas enfim vivendo e aprendendo.

Arredar pode parecer estranho, mas não é, arredar significa recuar, afastar, chegar pra lá. Na escola quando estávamos sentados em um banco era costume dizer, dá pra arredar (chegar pra lá dando espaço para a outra se sentar).

Meu pai sempre gostou de usar o verbo pelejar. Se algúem disser a ele o que anda fazendo ele diz, pelejando (trabalhando).

Temos a nossa peculiaridade ao falar e se vocês quiserem conhecer o mineirês vão gostar muito.