ALGUMAS SINGELAS PALAVRAS SOBRE SANTO INÁCIO DE LOYOLA... 09h16min.

No domingo passado, na TV Evangelizar, assistimos uma parte do filme, no horário do almoço, sobre a vida de Santo Inácio de Loyola, e acabamos assistindo integralmente à noite, no You Tube, o filme muito bem feito no ano de 2016...

Este personagem nasceu nove anos antes do Brasil ser descoberto. * Descendente da alta nobreza espanhola, “era o mais novo dos onze irmãos e irmãs”, * cujo lema da época era defender, e até mesmo dar à vida em defesa ao rei e sua família, e a monarquia era a modalidade de governo na maioria dos países...

Estava com 30 anos, a Espanha estava sendo invadida pela França, e havia uma fortaleza em forma de castelo, para defender a cidade de Pamplona, eram tão somente 300 homens, mas os franceses se aproximavam com um exército de 12 mil homens, portanto era uma luta desigual, em que eles certamente sairiam vencedores... (20 de maio de 1521).*

Diante desta desigualdade numérica, os que detinham o comando, achavam que era melhor se renderem, Inácio, porém, num ato de arrojo e muita coragem, incentivou e disse não, que era preciso lutar, embora estivessem em totais desvantagens... Os franceses detonaram os seus poderosos ganhões, que ia colocando as paredes da fortaleza abaixo, o castelo foi invadido, a grande maioria dos corajosos espanhóis, morreram, e alguns seriamente feridos, dentre eles Inácio... Socorrido, e levado para outro lugar, passou por meses em recuperação, visto que a medicina da época era bem precária, fazia o que podia, uma de suas pernas sofrera sérias lesões, que marcaria para sempre sua vida, com limitações ao caminhar...

Nestes meses de recolhimento, para passar o tempo lhe deram alguns livros, de personalidades, cuja sua vida chamou a atenção dentre eles Francisco de Assis... Isto para ele foi um verdadeiro despertamento, para a parte espiritual da vida, porque não dizer da “morte” do homem velho, para o surgimento do homem novo. Refletiu, ponderou, e finalmente se decidiu para uma nova etapa em sua vida...

Numa atitude ousada, se desfez de tudo que tinha, dai para frente, dependeria para sobreviver de “migalhas” ofertadas por almas generosas, que ainda conseguiria dividir com os menos afortunados. Suas pregações, no tocante as leis da espiritualidade, chamavam a atenção do povo de um modo geral, “pobres” e “ricos”, e isto chamou a atenção da “Santa Inquisição”, foi preso, “julgado” e absolvido, visto que seus escritos, não eram contra aquilo que estava nos Evangelho de Jesus.

Um de seus “julgadores” se afeiçoa a ele, e o incentivou a ir para Paris, - sob suas custas – fazer um curso de Teologia, em 1528, quando entrou para Universidade de Paris, em que permaneceu por sete anos. Votou, retornando as suas pregações, até fundar ele e mais seis seguidores, A Companhia de Jesus, autorizada pelo Papa Paulo, (1534) * que permitia as atividades, idênticas aos párocos...

Se tiverem um tempinho assistam a este filme é bem interessante.

* Santo Inácio de Loyola, nascimento Azpeitia, País Basco. Em 31 de maio de 1491 Morte 31 de julho de 1556 (65 anos em Roma Itália). Canonizado em 12 de março 1622, Roma, por Papa Paulo V 10h29min. Curitiba, 05 de abril de 2020 – Reflexões do Cotidiano – Saul –

https://www.recantodasletras.com.br/autores/walmorzimerman

Santo, adj. Sagrado; que vive na lei divina; bem-aventurado; puro; profícuo; inviolável. Eficaz (super: santíssimo) sm. Aquele que morreu em estado de santidade ou que foi canonizado; imagem de santo; homem de grande misericórdia ou de bondade extraordinária. (Aum. Santão, santarrão, com sentido pejorativo). Datas e nomes compilados da Wikipédia.

Oração de Santo Inácio de Loyola

Tomai Senhor, e recebei

Toda minha liberdade,

A minha memória também.

O meu entendimento

E toda minha vontade.

Tudo que tenho e possuo,

Vós me destes com amor.

Todos os dons que me destes,

Com gratidão vos devolvo:

Disponde deles, Senhor,

Segundo vossa vontade.

Dai-me somente

O vosso amor, vossa graça.

Isto me basta,

Nada mais quero pedir.

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 05/04/2020
Reeditado em 05/04/2020
Código do texto: T6907255
Classificação de conteúdo: seguro