O MILAGRE DE CADA DIA.

Ruas desertas, silêncio…

As ruas de Paris estão desertas, locais que antes eram cheios de turistas de todo o mundo, hoje, não se vê quase ninguém. A circulação diária é apenas para àqueles com serviços essenciais. Aos que descumprirem o isolamento social, está previsto multa e até prisão. Cidades que antes respirava arte, que era cheia de vida, está agora contabilizando infectados e mortos. Parisienses estão temerosos, sem saberem ao certo dos próximos passos. Casas, apartamentos… Portas fechadas.

Ruas desertas, silêncio…

Os Italianos estão confinados no cárcere privado das suas casas. Crianças sem aulas, universidades completamente vazias. A praça de São Pedro, lugar antes tão movimentado, figura agora esquecida, apenas os pombos que se fazem presentes, esperando quem gentilmente lhes dê algum alimento, porém, não há ninguém que lhes estendam a mão. Francisco reza sua missa entre caixões. Da mesma maneira que foi feito em Paris, é repetido em todos os lugares na Itália. Não há muito o que fazer, entretanto, o comportamento correto é sinônimo de vida.

Ruas desertas, silêncio…

O mundo não é o mesmo. A Europa respira com dificuldade, mortes são anunciadas a todo instante. Hospitais de base são construídos às pressas. Locais que antes abrigavam artes, movimentação, monumentos, neste momento abriga leitos com respiradores mecânicos. Macas se multiplicando. Profissionais da saúde estão na linha de frente dessa guerra travada contra esse novo inimigo, invisível e perigoso. São heróis nesse novo mundo.

Ruas desertas, silêncio…

Os Estados Unidos da América. O país mais rico do mundo… Tornou-se o novo epicentro do covid-19. Isso mostra que esse pequeno vírus não deve ser subestimado. Estudos mostram cenários ainda piores nas próximas semanas. O barulho das ambulâncias tornaram-se constantes na capital americana. A economia sofre, porém, o isolamento se faz necessário para se obter resultados satisfatórios. Medidas são anunciadas pelo governo para ajudar em tempos de incertezas.

Ruas desertas, silêncio…

Na China, de onde se originou o covid-19, devido às drásticas medidas adotadas pelo governo, depois de duras baixas, a vida, aos poucos, passo à passo tenta voltar à normalidade. Todavia, os Chineses não baixaram à guarda, dificilmente vê-se alguém sem máscara. A luta deve ser constante, diária. Enquanto a cura não chega, a atitude correta e consciente de cada um têm o poder de cura ainda maior.

Ruas…

Nem tão desertas assim…

Silêncio…

Nem tão silencioso assim…

Perdoe-me os leitores, é a realidade da minha cidade.

Nem tão silencioso assim.

Nem tão deserto assim.

O número de casos no Brasil não está no mesmo nível de outros países, o de mortos ainda é pequeno comparado aos países já citados… Isso não significa que temos um clima magnífico à prova de corona, ou que somos super resistentes. Nossa quarentena está ainda no começo, e pelo andar da carruagem, mostra que brevemente vai ser desfeita. Muitos não estão respeitando o isolamento social, e nesse muito, há um número considerável de pessoas no grupo de risco. Embora, outros tantos, conscientes, fazem sua parte. Vejo ainda grande dificuldade e aceitação no dia a dia das pessoas aqui na minha cidade. Eu trabalho em um supermercado, serviço essencial, e o que vejo todos os dias é um número excessivo de pessoas nos corredores lotados do mercado, crianças, famílias inteiras - idosos - Comparando coisas desnecessárias… Amigos leitores, sem dúvidas essa é a nossa maior batalha. Temos muitas baixas, infelizmente, mas venceremos, será necessário um esforço maior por parte de cada um de nós. O mundo inteiro aguarda por um milagre.

O milagre… Bom… O milagre sou eu e você acontecendo a cada dia.

Tiago Macedo Pena
Enviado por Tiago Macedo Pena em 05/04/2020
Reeditado em 05/04/2020
Código do texto: T6907127
Classificação de conteúdo: seguro