REFLETIR COM RESPONSABILIDADE.

Refletir e assumir responsabilidades é dever daqueles a quem se destinou dirigir os destinos dos povos. Nem a astronomia e a matemática de Laplace, nem a filosofia de Aquino, nem a ciência sociológica-jurídica de Bobbio, se desviam dessa obrigação de caráter universal daqueles que foram guindados a essas posições de direção. Se impõe o exercício da Lei Moral.

A soma de tudo que vive é Deus. Podemos não ser Deus, mas somos de Deus, assim como uma pequena gota de água é do oceano.

E cada um tem sua missão que ordena a sua verdade, não só os dignitários, e deve exercê-la para que não haja padecimento moral dos que têm consciência.

Não é possível negar a verdade cuja clareza é filtrada pelo sol. Não há mal que perdure sem limite, nem inverdade que se esconda indefinidamente.

Refletir e assumir responsabilidades reconhecendo-as, é a única forma de fugir da demonização da verdade e evitar a pena moral.

O processo é contínuo e progressivo.

Estamos vivendo um desses procedimentos. É esperar para constatar o rumo que o Grande Arquiteto desenhou agora para a humanidade.

Compreender o que se passa e irá se passar para não se surpreender com o que está por vir é prudente. A sinceridade com nossas verdades estabelecem o princípio e o fim de todas as coisas. É como estudar sem considerar todos os pontos, ou mergulhar na reflexão sem estudar.

Ser sincero coloca uma coroa sobre a vida humana.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 04/04/2020
Reeditado em 04/04/2020
Código do texto: T6906003
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.