"Uma crônica corônica!"

A pandemia começou lá na China, numa cidade onde as pessoas comem morcegos até lamberem os beiços. E se alastrou rapidamente pelo mundo, transformando-se num pandemônio. Fez o caminho inverso de Marco Polo, realizando uma turnê devastadora na Itália. Mas tal qual os produtos vendidos no Ali Express, chegou praticamente ao mundo todo, porém, com uma velocidade bem maior. Ambos viajam de avião, mas sabe como é: notícia ruim, chega mais rápido!

Tá, é fato que quando a gente começou a saber do fenômeno lá do outro lado do mundo, não demos muita relevância aos fatos. Fazíamos piadas na internet, e no início, muitos médicos diziam que o problema parecia menor do que realmente é. Que fase, hein, Drauzio?

Mas o vírus é realmente mais perigoso do que parecia, tanto é que o COVID-19 abalou não só as economias do G-20, como de todos os outros países do globo. E falando em Globo, a emissora Vênus Platinada está liderando a cobertura jornalística da pandemia com propriedade, o que irritou os portadores daquela outra patologia: o Bolsonavírus.

Para os portadores do Bolsonavírus, tá todo mundo errado: a ciência, a OMS, o Ronaldo Caiado, o Wilson Witzel, o João Dória, o Rodrigo Maia, o Alcolumbre. Também estão errados os governadores da maioria dos estados e os prefeitos. Enquanto os doentes tossiam e escarravam, os sadios faziam carreatas. Sim, os mesmos que fizeram protestos pelo direito de ficar calado no dia 15/03, agora se superaram: reivindicaram o direito de morrer em massa!

Na verdade, os portadores do Bolsonavírus replicam tudo o que o mestre manda, sem muito senso crítico. Afinal, para o propagador inicial do Bolsonavírus, a virose pandêmica é só uma "gripezinha", ou um "resfriadinho". Bom, eu quando ouço falar na doença, bato na madeira, e digo: Isola!

Sim, isola! É tudo o que pode ser feito até agora. Isolamento social horizontal, onde a circulação de pessoas e serviços é limitada, viabilizando só o que é estritamente essencial. Mas os portadores do Bolsonavírus preferem o Isolamento social vertical, que limita só os indivíduos pertencentes aos grupos de risco, contrariando as determinações do mundo todo.

Mas na ciência, assim como no futebol, o que vale é a opinião técnica: E para isso, ainda bem, existe um competente Ministro da Saúde que bota freios nas loucuras do capitão. Em tempos de pandemia, Mandetta quem pode, obedece quem tem juízo! E continuemos na linha otimista de que não há mal que dure para sempre. Nem o Coronavírus, nem o Bolsonavírus...

* O Eldoradense