Os limites do capitalismo

Os limites do Capitalismo

Graças ao nosso desgraçado e incompetente Presidente da República, Jair Bolsonaro, nas últimas semanas desperdiçamos tempo demais debatendo acerca dos impactos do Coronavírus na economia.

Tal discussão é perniciosa e leviana por cogitar que medidas como o isolamento social podem ser mais devastadoras para a sociedade do que o Covid-19 em si. A partir daqui sequer cabia dar ouvido à esse debate.

Porém, a burguesia manifestada exige medidas que “protejam a economia”, ou então demissões em massa serão inevitáveis. Fazem pressão para que o governo reaja com mais rapidez e aterrorizam psicologicamente seus funcionários - estes sim em situação de extrema vulnerabilidade.

O Coronavírus nos leva ao limite do capitalismo pois com apenas alguns dias de empresas fechadas vemos Karl Marx ter razão. “Se o trabalhador tudo produz, a ele tudo pertence”. As empresas, a burguesia, o capital, nada podem fazer para sobreviver se os trabalhadores simplesmente não forem trabalhar.

Ao mesmo tempo, a “mão invisível do mercado” foge para longe, enquanto os burgueses imploram ao Estado por dinheiro sem o qual não resistirão à pandemia.

A humanidade passa por um momento ímpar e, mesmo se sobrevivermos, o mundo jamais voltará a ser o mesmo. É preciso entretanto que enquanto cidadãos tomemos esse tempo de quarentena para refletir sobre as fundações da nossa sociedade.

Se o capitalismo não se importa com nossa vida, não devemos dedicá-la a protegê-lo ou sustentá-lo. É tempo de buscar alternativas.

O Fantasma Silva
Enviado por O Fantasma Silva em 02/04/2020
Código do texto: T6904926
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.