Com que roupa eu vou?* (02/04/2020)

Dinaldinho decide abandonar o PSDB e se filiar ao MDB, quem sabe para disputar uma reeleição. Assim, do nada... Puft! Esfregou a lâmpada e saiu o gênio. - "10 mil anos me deixaram com um bruto torcicolo"!! - "Faça três pedidos amo" - E ele deslumbrado – Quero voltar à vida pública de onde estou afastado. - "Será feito, mestre". E, logo o antigo PMDB... - Legenda historicamente adversária e de embates ideológicos, além de outros não tão honestos. Hoje, ressalta Dinaldinho, "é o partido de Ulisses Guimarães, Ronaldo Cunha Lima e Antônio Mariz", até bem pouco tempo era o partido do "candidato do vermelhinho"... - Que já não é mais vermelhinho, mas azulzinho (sic). E esse festival de muitas cores não embeleza os dias meus... A política tem desses reveses... - Encastelado na masmorra de seus erros Dinaldinho vivia a ansiedade de não mais existir. Profundamente dependente de uma decisão que nunca saía, decidira calar. Nem se dizia culpado nem inocente! Afinal: “engolir as más palavras que não se dizem, nunca fez mal a ninguém”. E a quem cobrava o seu comando, mostrava o estetoscópio. Hoje, bem hoje, no limiar da paixão pela vida e completamente Zen, diz perdoar os que lhe fizeram mal. Mas, Dinaldinho não está livre de seu calvário. Precisa reaver a sua ficha pra voltar ao jogo. Caso não sofra a condenação, ainda assim, terá que vencer o abalo moral – Como olhar nos olhos do povo de novo? Eu sei que muitos renovarão o guarda-roupas e a antiga camisa amarela, surrada de tantas guerras, ficará no cabide da história, dependurada, mas nunca desprezada... – Pode ser que ainda se precise dela. Pois, como diz o primeiro grande sucesso de Noel Rosa: “Eu hoje estou pulando como um sapo, pra ver se escapo desta praga de urubu. Já estou coberto de farrapo, eu vou acabar ficando nu. Meu terno já virou estopa e eu nem sei mais com que roupa... Com que roupa que eu vou pro samba que você me convidou?”

Misael Nobrega
Enviado por Misael Nobrega em 02/04/2020
Reeditado em 08/09/2020
Código do texto: T6904616
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.