NUNCA MAIS SEREMOS OS MESMOS.

EM POUCOS DIAS, A ORDEM INTERNACIONAL MODIFICADA.COMO E POR QUANTO TEMPO? DISCUTEM-SE MIUDEZAS QUANDO NENHUM GOVERNO NO MUNDO ESTÁ PREPARADO PARA O DESCONHECIDO.

Inegavelmente ninguém será mais o mesmo em uma nova ordem que necessariamente se abaterá sobre o mundo.

Olhe para si, para seu próprio “umbigo”, você não é mais o mesmo. Ninguém passa sem modificação por um fato que nunca se passou em nenhuma época com essa magnitude, nem a gripe espanhola. Não havia trânsito aéreo, só de poucos e velhos navios.

Quem acha que nada mudou é mera impressão do momento. As pessoas de maior observação já sentem a grande mudança, e após um prazo que nada e ninguém ainda podem arbitrar, a modificação estrutural do mundo será fortíssima e impressionante.

A base do mundo é o movimento. Em qualquer direção dos meios sociais. Qualquer uma direção. Pense, imagine o que seja preciso fazer para conseguir algo. Lá está o movimento, a atividade, seja qual for.

O ponto inercial não produz. Não relaciona, não faz troca, não se educa, não torna acionado o que está em repouso.

A desordem para que haja uma nova ordem será tão grande que é impossível projetar qualquer cenário. Os que precisam vão precisar mais, os que não precisam irão remodelar o que precisam, os que são psicóticos acenderão seus problemas, os conflitos não obterão aquele “start” inicial compreendido como uma “parada espiritual” o momento, para repensar o mundo plasmado no material.

Descreio nisso, sem afirmar que descreio no homem, somente observo.

A dificuldade que se mostra agora e se mostrará cada vez mais para todos em suas necessidades, trará mais retenção e conseqüentemente mais egoísmo. O temor instalado e transtornos chegados pelo que já se passa e muito mais se passará, acenderá mais a proteção pessoal.

E isso é visão micro, a macro é impossível descrever.

Uma ligação hoje global amarrada ao dinheiro funciona como um dominó em queda. A China por exemplo, tem suas reservas em títulos de dívida pública americanos, governo americano que agora zerou a taxa de juros pelo órgão gestor financeiro dos EUA.

Grandes escritórios “lawyers”, grandes corporações de advogados americanos coligadas, acabam de entrar hoje com ação indenizatória contra a China, sujeitos passivos seu Partido Comunista, o Representante do Estado Chinês, o General responsável pela manipulação do laboratório onde a pesquisa gerou o coronavírus, pedindo na ação indenização de US$ 20 trilhões de dólares, o que significa o PIB chinês, que em execução de sentença já teria garantia. O Brasil, leia-se Petrobras, diante dessas ações e o dano trazido pela corrupção aos investidores americanos, nem quis discutir as ações, fizeram imediatamente acordo de bilhões que estão sendo pagos. Assim que funciona.

Por sua vez nossas “commodities” importadas pela China como o ferro terão qual destino, sangrada a economia produtora deles, chineses. Um cenário micro, como se disse, mais do que mínimo, diante de uma visão macro que desenharia interminável procissão de consequências. Todo mundo será fortemente afetado. Já é afetado. Remédios de uso continuado que nos vem da Índia, alguns insumos, poderão sofrer descontinuidade, um mar de surpresas espera o amanhã.

O problema sanitário por estar globalizado o mundo atingiu o globo. Uma nova reestruturação de hábitos. Nunca mais seremos os mesmos.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 01/04/2020
Reeditado em 10/04/2020
Código do texto: T6903941
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.