QUARESMA OU QUARENTENA?

Hoje, enquanto fazia uma rápida caminhada/corrida em um lugar ermo e devidamente acompanhado pelo álcool gel, pensava se tenho vivido mesmo uma quaresma ou apenas uma quarentena.

Por mais que pareça contraditório, a vivência cotidiana tornava bem mais fácil escapar das "armadilhas do mundo", pois é tanta coisa que temos a fazer diariamente que mal sobra tempo pra sair da linha!

já o ócio... Ah, o ócio... Um dos meus maiores inimigos de todos os tempos! A mente vazia realmente é a morada do inimigo. Por mais que tentemos nos manter ocupados e dentro de uma rotina nessa quarentena, chega uma hora que não dá mais, e a gente se entrega ao fazer nada. E é aí que mora o perigo.

É quando fraquejamos que os vícios tiram vantagem, se mostrando como uma solução para amenizar o tédio. Cristo passou quarenta dias no deserto, sendo tentado, e muitos de nós - entre os quais me encaixo - não conseguem resistir a duas semanas com wi-fi, Netflix e sinal aberto do Telecine.

Esse deserto forçado é a prova de que abster-se do mundo é mais que uma questão geográfica, é uma prova de resistência mental, espiritual e psicológica. E isto requer um esforço hercúleo!

Usando uma analogia cristã, diria que cada um tem vivido o seu calvário, mas sempre na esperança da ressurreição. Que venha logo nossa Páscoa!!!