"Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte ,não temerei mal algum" (Salmo 23)

Minha mãe achava que o salmo 23 era incrível porque era adaptável à muitas situações das quais precisamos orientação e consolo. Sempre dizia que a hora que ela já não estivesse mais entre nós bastaria que eu meditasse nessa palavra e eu saberia exatamente o que fazer. Durante os 3 anos que antecederam a partida dela para eternidade eu lia esse salmo pra ela que, já completamente tomada pelo Alzheimer , ouvia com atenção e eu sempre perguntava a cada leitura se ela estava entendendo e a resposta vinha ao ver seus seus olhos marejados me sinalizavam que sim. Eu nunca ia até ela demonstrando tristeza,embora por dentro eu estivesse completamente tomada pela dor e o sofrimento de vê-la no estado em que ela estava, porém uma semana antes dela partir eu li o salmo para ela como de costume e perguntei se ela tinha entendido, ela apertou meu braço com força e me olhando nos olhos disse: eu te amo filha ", ela nunca foi do tipo que dizia eu te amo em palavras, mas sabia demostrar isso de forma espetacular em suas ações e atitudes de amor ao próximo, nesse dia porém ela disse que me amava,só quem acompanhou a reta final dela poderia entender exatamente o que essa pequena frase significou pra mim, eu então coloquei a mão dela no meu peito e chorei,chorei muito e foi um choro de dor,não consegui controlar ou disfarçar o que eu estava sentindo naquele momento, e ela só me olhava com um olhar inocente de quem não estava entendendo o motivo daquela crise de choro, de repente ela levou a mão nos meus olhos e enxugou minhas lágrimas e me surpreendeu novamente dizendo: essa frase do salmo 23,que usei como título. "Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum". Dias depois ela partiu,,foi o último resquício de lucidez dela que me serviu de inspiração para vencer as batalhas que vieram nos anos que se seguiram sem ela por aqui. O amor é isso,se faz compreender ainda que sem palavras,se faz vivo em coisas tão pequenas e tão preciosas ao mesmo tempo,é um sentimento natural que não se pode medir ou comparar, que se encaixa e se adapta a cada pessoa de forma única. Nesse momento em que a maioria das pessoas estão refletindo sobre o seu real sentido de estarem vivas e o seu propósito de vida tenho me permitido entender o que realmente minha mãe quis me dizer sobre não temer a morte, se o espírito e a alma estão avivados então teremos vida em abundância e não terá o que temer.Muitos de nós estão a salvos no campo físico, suas vidas não no mundo real estão preservadas, mas seus corações estão agonizando, estão acorrentados em eventos e circunstâncias ruins que lhes impõem o medo,estão presos às tristezas, traumas e dores profundas, e ainda que Deus lhes ofereça um alívio e refrigério ,elas preferem continuar pressionando em seus próprios peitos os punhais que ao longo da vida lhes feriram,mesmo machucadas e sangrando fingem à si mesmas que está tudo bem e se assim é foi da vontade de Deus, quando na verdade Ele apenas espera que estejamos atentos ao modo como Ele trabalha para nos curar, Ele nos conhece como a palma da sua mão, e nos oferta seu amor incondicional, de formas diferentes, que por vezes não compreendemos e as ignoramos. Eu aprendi a confiar e me entregar sem medo, sei que absolutamente nada é por acaso, tudo tem um propósito específico de nos restaurar, a escolha é nossa em nos perdoarmos ,nos conhecermos, reconhecendo os pontos onde a cura precisa agir e largarmos os fardos pesados para descascar e revigorar as forças. Muitos ouvem a voz de Deus mas poucos escutam as suas palavras, e quando escutam as manipulam para satisfazer suas ilusões e mentiras,para sustentar suas aparências e preservarem em si o orgulho e o ego. Eu perdi o medo da morte quando aprendi a amar a minha vida física e emocional de tal maneira que resplandece em meu ser somente o amor, hoje descanso no Senhor como um filho dorme tranquilo nos braços da mãe depois de alimentado, sabendo que nesse mundo somos instrumentos de cura uns para os outros e quando esse entendimento é clarificado em nós não nos faltará ferramentas para colocar em prática TUDO o que Ele vem nos ensinando em cada passo dado nessa caminhada chamada vida.