Vocês Passarão... Eu Passarinho!

O grande Mario Quintana certa feita, talvez para amenizar a frustração de ter sido preterido por três vezes na sua tentativa de se tornar um imortal da Academia Brasileira de Letras apenas por discordar dos critérios tendenciosos e políticos então adotados pelos acadêmicos, resolveu brindá-los com uma 'minúscula pérola poética' que ficou conhecida nos meios literários como "O Poeminha do Contra", que diz o seguinte:

"Todos esses que aí estão

Atravancando meu caminho,

Eles passarão...

Eu passarinho!"

A simplicidade e a pureza dos versos desse seu poeminha é capaz de incutir em cada um de nós um caráter motivacional que nos convida a continuarmos lutando tenazmente, resistindo assim a todos os obstáculos que encontramos pelo caminho e mesmo quando tudo pode parecer estar perdido, precisamos continuar confiando em nós mesmos e na vida. Esse pequeno poema também nos induz a sermos resilientes, nos servindo de inspiração principalmente nesses momentos angustiantes desse peremptório isolamento social a que estamos submetidos e que, embora saibamos ser absolutamente necessário para a não disseminação desse maldito vírus assassino, nos faz sentirmos como 'passarinhos engaiolados'...

Mas é justamente nesse momento em que assim estamos nos sentindo é que devemos confiar e depositar todas as nossas esperanças nas mãos da ciência e das nossas autoridades da área da saúde, para que assim possamos enfim alcançarmos a tranquilidade e a serenidade, tão necessárias para que possamos, quando abrirmos as nossas janelas, olhar para esse horizonte infinito sabendo que temos pela frente um futuro que nos espera de braços abertos e então, parodiando esse grande poeta, possamos dizer: "Todos esses que aí estão hoje atravancando o meu caminho; seja esse famigerado assassino Coronavírus ou o "Eu quem mando", que até ontem se ufanava em dizer que essa pandemia "é apenas uma gripezinha": Vocês passarão... Eu passarinho!"