Oráculos e medíocres

COMPREENDO que realmente há pessoas que são mesmo culturalmente superiores à maioria. Isso é inegável. Pessoalmente pertenço à maioria, ao time dos incultos, dos medíocres. Não contesto o que é óbvio e ululante. Confesso, ainda, que admiro os que são realmente cultos. Apenas discordo dos que não são assim tão cultos mas posam de oráculos, pis da matéria, bambambãs.

Acho qe o homem realmente culto não faz alarde da sua cultura, não veste fantasia de sumidade e nem se auto-elogia. Nem desdenha dos menos cultos. O homem realmente culto é sempre humilde. Foi o caso de Paulo Freire, Milton Santos, Rubem Alves...

Na verdade o homem, mesmo sem cultura superior, pode ser consciente e útil á sociedade. Ser um grande cidadão. Esses pirilampos chatos, excitados e arrogantes nunca são levado a sério. São um zero à esquerda. Um caminhoneiro vale por cem desses chatos.

No mais apenas para citar o fato dos medíocres serem maioria cito uma frade de José Ingenieros:

"O elemento habitual da sociedade não é o gênio, nem o idiota, não é o talento nem o imbecil. É o homem quenos rodeia aos milhares, o que sempre se reproduz, no silêncio das trevas: é o medíocre".

Acho que os oráculos devam sossegar a periquita. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 30/03/2020
Código do texto: T6901515
Classificação de conteúdo: seguro