Liberdade de Opção

SEMPRE fui um homem definido. Desde a adolescência tenho as mesmas ideias.Nunca as escondi e nem neguei. Sou,graças a Deus, transparente. Mas se tenho minhas ideias e convicções e as defendo publicamente, por outro lado respeito - sempre respeitei - as ideias contrárias. Acho que a base da democracia reside, principalmente, na liberdade de opção.

Não, nao sou um sujeito daqueles que forçam a barra para tentar convencer os outros a qualquer custo. Detesto essa prática repulsiva, é fundamentalismo e falta de noção. Nunca recrutei ninguém para as causas que defendo, nem ao menos tentei. Mais: nunca pedi um voto para ninguém. Nem tentei convencer alguém a votar diferente da sua opção. Para mim pedir o voto a alguém é mais que uma agressão, é um desrespeito. É tentar cassar a liberdade de opção. Éum meio antidemocrático.

Fiz política partidária - do que me arrependo - massem pedir votos e sem tentar catequizar ninguém. Por isso fui uma nulidade como político, era mais criticado pelo meu lado do que pelos opositores.

Relembro isso neste domingo de retiro devidoà pandemia do coronavírus, rindo do que gostam de ser pais da matéria e tentar moldar os outros. Dizia Saramago:

"Aprendi a não tentar convencer ninguém. O trabalho de convencer é uma falta de respeito, é uma tentativa de colonização do outro". Bingo. Simples assim. Inté,

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 29/03/2020
Código do texto: T6900536
Classificação de conteúdo: seguro