Imagem: Google
Isolamento social 2
Quem diria que um vírus iria abalar todo o nosso modo de vida atual e expor a nossa fragilidade humana e vulnerabilidade social? Não, o vírus não vitima apenas os idosos, os jovens também. Por outro lado, a Economia mundial está em xeque e percebemos que a única resposta que o capitalismo oferece a este cenário é a de que não podemos parar de trabalhar, a Economia não pode parar. Acompanhamos a intervenção do Estado em vários países a fim de assegurar o sistema e as Economias. Dias difíceis para a humanidade.
O vírus quebrou um dente da roda da engrenagem econômica e foi o suficiente para abalar o consumismo e por em pânico o comerciante da esquina, o vendedor de pipocas, a diarista, o dono da pastelaria e assim muitos outros pequenos negócios e profissionais autônomos que hoje se vêem ameaçados de fechar a suas portas ou passar fome, pois não têm a chamada reserva de emergência para momentos de crise. Os sistemas de saúde não estão preparados para um pico de um vírus letal como este e então os governantes encontram-se diante de um dilema: incentivar o isolamento social e atenuar a curva de doentes ou preservar a Economia e manter a atividade produtiva em pleno vapor. Surgiu-se o jargão - teremos muitos falecidos se optar pela produção ou teremos muitos falidos se optar pelo isolamento social.
Os governates do mundo inteiro estão pedindo para a população ficar em casa; alguns, como o norte-americano até resistiu no início, mas diante do avanço da contaminação Trump já faz o apelo: fiquem em casa e liberou um pacote financeiro para salvar a Economia americana do caos pós Covid 19. Aqui, em nosso País, já tem muitas pessoas falindo. Sim, tem sim. São alguns dos milhares de "CPF's" que foram atraídos para o Mercado Financeiro, incentivado por Youtubers famosos de que a Poupança nada rende e juros compostos é uma mina de ouro, "faça o seu dinheiro trabalhar para você" - diziam!. E o brasileiro que não tem uma boa formação em Educação Financeira caiu no conto da sereia. Veio a crise, os mercados despencaram e muitos viram suas economias de anos serem tragadas na Bolsa de Valores.
Quem diria que um vírus iria abalar o nosso modo de vida! Mas, ele é real e abalou sim. Os prejuízos já são incomensuráveis e infelizmente ouso dizer que após o Covid 19 teremos uma enorme quantidade de falecidos e uma imensa quantidade de falidos. Como cristã, oro todos os dias para que os cientistas encontrem a vacina e para que os médicos consigam descobrir uma associação de drogas eficazes para o tratamento dos efeitos causados pelo Corona Vírus antes que mais pessoas percam suas vidas e outras fechem suas pequenas empresas.
Alvaniza Macedo
28/03/2020