Morris West
NESTA fase de recolhimento, apenas assisto parte do noticiário, não para ficar ligado em tempo integral vendo e ouvindo tanta notícia ruim. Se ficar ligado fio deprimido. Juro. Também estou me desligando do noticiário político, não aguento mais essa novela tipo provocação e absurdo do presidente e nem de outros políticos. Acho que quem está conduzindo o país é o próprio povo. Heróis só o pessoal que trabalha na saúde pública, os caminhoneiros e o povo que está atendendo no abastecimento. E priu.
Por isso estou aproveitando o tempo para reler os romances que li quando tinha trinta e poucos anos (os melhores li um pouco tarde). Um dos autores que mais gostei nessa época foi Morris West. Ele escreveu vários romances de sucesso como foi o caso de: "As Sandálias do Pescador", "A Filha do Silêncio", "Arlequim", "Escândalo na Igreja", "A Salamandra", "Terra Nua"... Mas na minha opinião o melhor, o pole position, é mesmo "O Advogado do Diabo". Acabei de reler e, juro, fiquei ainda mais fascinado do que da primeira vez.
A história se desenvolve no sul da Itália, onde o povo quer a canonização de um aventureiro que fora executado pelo guerrilheiros antifascistas. Um monsenhor inglês, que está gravemente enfermo e morrerá dentro de pouco tempo, é encarregado de levantar as provas sobre a santidade do canddato a santo. Ele será o advogado do diabo, ou seja, fará o levantamento da vida pregressa do aventureiro... Não conto mais, leiam o livro. Ideal para nos fazer pensar e refetir sobre a vida num momento de tanta aflição. O livro é arretado. Juro. Inté.