HUMILDADE,UM APRENDIZADO OU ALGO INTRÍNSECO DE CADA SER HUMANO?
O que é mesmo humildade? Segundo pesquisa no Google. "Caracterizado pela consciência das próprias limitações, modéstia, simplicidade". Então a humildade é só para quem tem evolução da espiritualidade?
"Um dos ensinamentos de Jesus Cristo foi a humildade. Para o budismo, a humildade é a consciência que se tem do caminho a levar para se libertar do sofrimento. Do ponto de vista da filosofia, Immanuel Kant mostrava que a humildade é a virtude central da vida,uma vez que dá uma perspectiva apropriada da moral.
(Wikipédia-Google)
Será que em tempos de catástrofes, de pandemias as pessoas se mostram mais humildes, pessoas essas que não estão acostumadas espelharem no dia a dia essa virtude?
Jesus Cristo,exemplo de humildade, de desprendimento,no entanto, seus ensinamentos não serviram para uma grande parte da humanidade ao longo dos séculos.
Nos preceitos do budismo a importância desses valores enquanto consciência de cada pessoa na sua existência.Assim, para o budismo a humildade é um dos pontos fundamentais para o ser humano entrementes no seu crescer espiritual.
Kant complementa mostrando que por ser a humildade uma virtude central da vida,ela deve direcionar ou deveria as relações sociais.
Todavia, a humildade com relação a uma determinada parte da humanidade quanto ao comportamento dessa virtude soa de uma forma temerosa, não sendo assim verdadeira,outra parte não consegue expressar do interior da mesma.