PAIXÃO E IRENE


A pessoa que nos conduzia parou o carro em uma daquelas ladeiras históricas do centro velho da cidade de São Luis, MA, que terminam em uma escadaria. Dá um certo medo de estacionar o automóvel  bem no topo da escada, parece que vamos despencar ladeira abaixo.

Estávamos à procura do atelier de Paixão, mestre artesão que trabalha com madeira fazendo móveis muito especiais, finas molduras para quadros, espelhos e outras artes afins.

Eu não conhecia o Paixão e à primeira vista tive a impressão de estar diante de um profeta saído das páginas do Velho Testamento. Aparentava ter mais de setenta anos, de estatura mediana e ostentando longa barba e cabelos brancos. Uma figura venerável.

Passamos para o estúdio que mais parecia uma serraria devido à grande quantidade de serragem e anéis de madeira pelo chão de cerâmica. Por todo lado tábuas e pequenos pedaços de madeiras de lei usadas em suas obras. Em outra sala, alguns móveis artesanais e espelhos já prontos. Tudo feito com esmero e grande beleza estética. Algumas molduras são finamente entalhadas e, certamente, levam dias ou meses para ficarem prontas.

Paixão mora com sua irmã Irene, também idosa. Nenhum dos dois se casou. A oficina fica anexa à modesta casa onde residem.

Paixão e Irene são dois brasileiros que levam vidas simples. Ela o apoia com o serviço doméstico e ele ganha o sustento de ambos com suas obras. Não há luxo. Gostam do que fazem e esse artista desconhecido nem sonha com a glória. É feliz sendo somente um “profeta” anônimo, porém, muito talentoso.

Gostei deles imediatamente.



 

Aloysia
Enviado por Aloysia em 26/03/2020
Reeditado em 09/02/2023
Código do texto: T6897901
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.