Sobre a importância que se dá*

Não é algo inesperado que aconteça.

Uma semana de quarentena e temos um posicionamento, no mínimo, dúbio por parte das autoridades.

Claramente os setores produtivos pressionam para que as coisas voltem à normalidade. Empresas afirmam que quebrarão, que milhões de desempregados irão se constituir em algo muito pior que a pandemia e que, aí sim, tudo estará perdido no Brasil.

Não é algo totalmente errado. Mas está bem longe de ser sensato ou razoável.

Falamos de vidas humanas, todas importantes, todas valem a pena, valem o sacrifício do isolamento, mesmo que se perca dinheiro ou emprego.

Mas e caso se perca a família? Um filho, uma mãe, um pai? E se deixarmos de priorizar a vida pela economia? Se considerarmos que o que importa neste momento é o Brasil não quebrar, mesmo que para isso alguns milhares de brasileiros morram? Que tipo de valor damos a coisas tão distintas?

Que tipo de valor você dá a sua vida, mas principalmente à vida do outro, do próximo?

O que é importante, de verdade, neste momento tão obscuro da nossa História?

Não deveria ser tão difícil responder estas perguntas, mas está sendo.

Jefferson Farias

*Publicado originalmente em https://ocronistainutil.wordpress.com/2020/03/25/sobre-a-importancia-que-se-da/