A volta aos bons costumes

O século XXI chegou e com ele também surgiram muitas coisas novas, as quais as pessoas ainda não conseguiram se adaptar . Entre essas coisas, o surgimento do Coronavírus e sua doença ,COVID-19 ,que está assolando o mundo inteiro,a cada hora.

Ninguém sabe quase nada sobre este novo vírus e o que se sabe, até agora, é que o imunológico humano deve estar forte, para não adquirir a forma mais grave dele – o óbito. Mas questões médicas e científicas sobre ele ,deixaremos para a mídia e médicos, porque o que queremos abordar é o que as pessoas estavam quase esquecendo : as boas maneiras e os velhos costumes.

Em alguns lugares ,estamos vendo mulheres com luvas , com um cuidado mais especial com seu corpo e com quem está ao seu lado,por exemplo. E os homens, mais corteses e educados. Parece que é a volta aos bons costumes, da solidariedade, de ver o próximo com outros olhos. A volta da limpeza das mãos ao chegarem em casa ou fazerem atividades, que outrora já estavam sendo deixadas de lado por causa da internet,smartphones e de uma vida social agitada,estão fazendo repensarem seu estilo de vida.

Com o confinamento social imposto pelos governos federal, estadual e municipal,pais ou responsáveis precisam criar ou reinventar novas atividades com seus filhos,criando uma reaproximação,antes perdida (ou quase) para o tal individualismo e a jornada de trabalho excessiva. E estão tendo mais companheirismo. O “ Home Office” nunca teve tanta força , como agora,desde que surgiu. As pessoas tiveram que reinventar –se e ao que tudo indica,veio pra ficar. Escolas estaduais estão adotando a EAD (Educação a Distância) para considerar as aulas dadas e não precisar recuperar mais para a frente. A mão foi estendida aos mais idosos e sem-tetos,um pouquinho só. O mundo parou dessa vez.

O simples gesto de lavar as mãos nunca antes foi tão pronunciado e levado a risca , depois da 1ª Guerra Mundial para cá. Os descrentes estão vendo ,agora, que esse fato pode salvar vidas e o aperto de mão ,substituído por um “ namasté” ,em certos lugares.

Século novo,novas linhas comportamentais e novos ramos de profissões quase extintas e ou apagadas . E as pessoas estão lutando contra elas mesmas,com o fantasma da solidão ,da depressão ou discriminação,ou do pânico. Terapeutas indo nas mídias sociais falarem sobre a importância do pensamento positivo .

As relações interpessoais estão mudando e novos velhos hábitos ressurgiram , com força total agora e esperando que fiquem na prática diária,assim como a promessa de uma vacina contra essa COVID-19.