Quarestena

Acredito que muitas pessoas resolveram ler essa crônica por achar o título um tanto quanto estranho. Realmente é um nome que acredito não existir mas se alguém já escreveu esse nome antes tudo bem mas, eu escrevi querendo unir dois acontecimentos que o mundo todo está vivendo, que é a quarentena forçada por causa desta terrível pandemia que se iniciou com o primeiro caso numa cidade na China e a quaresma que para os que acreditam em Cristo, são os quarenta dias que antecedem a Paixão e Morte de Do Mesmo.

Quando eu era criança, esse período que, até onde sei, sempre foi a Igreja Católica que mais preservava pelo menos aqui no Brasil, era muito mais respeitado pelas pessoas que buscavam assim como no Natal, adotar comportamentos de reclusão, orações pela sua vida e também pela vida do próximo, mortificações de práticas consideradas abomináveis não apenas por uma pessoa cristã mas também até por aqueles que não se considerava um seguido das profecias cristãs. Estes são os primeiros a apontar os erros de um cristão confesso.

Posso falar tudo isso com bastante propriedade pois, cresci num ambiente Cristão Católico, estudei num convento por 13 anos e apesar de hoje não concordar com algumas coisas que a mesma prega, foi lá que aprendi juntamente com amigos que até hoje mantenho relação social, os mais importantes princípios morais e éticos para formação de um ser humano correto que até hoje busco aplicar neste mundo tão corrupto e antagônico com aquilo que sempre foi considerado o certo, o bom, o leal, o digno.

Com o passar dos tempos o que tenho visto foi um verdadeiro distanciamento do homem para com Cristo onde toda, mas absolutamente toda festa comemorativa cristã, o povo transforma em festa profana e são festas das mais altas depravações morais onde, aposto que qualquer pai, mãe moralmente formado tem vergonha de no mínimo assistir pela televisão ao lado de seu filho pelo menos uma cena desses espetáculos porque sabe que seu filho irá lhe perguntar o que seria aquilo e seu pai não teria palavras para tentar traduzir.

Coincidência ou não, esse período de auto-reflexão sobre a forma de vida que estamos vivendo seja talvez um dos episódios mais incríveis e assustador dos últimos 50 anos que foi esta doença que atingiu vários países, e friso em especial o Brasil, onde praticamente tudo parou colocando-nos em posição de total abandono, pelo menos de forma pública, de práticas profanas, ressuscitando justamente aquelas antigas práticas que nunca deveríamos ter deixado para trás.

Coincidência ou não, muitas coisas que parentes nossos antigos falava que provavelmente poderia acontecer está acontecendo como enchentes, terremotos, desmoronamentos.

Coincidência ou não as pessoas perderam o amor pelos outros a ponto de cometer horríveis atentados até mesmo contra seus próprios familiares como a Bíblia já havia alertado.

Coincidência ou não, a Paixão de Cristo na verdade se refere ao sofrimento que o Mesmo passou antes de ser crucificado e esta quarentena acontece justamente nesse período.

Coincidência ou não, a Morte de Cristo acontece justamente nos últimos dias de pico que os infectologistas previram como os piores dias da pandemia em nosso país.

Que todos nossos desejos e práticas pecaminosas morram com Ele e ressuscite o Novo Homem dentro de cada um de nós.

(Por Djalma Filho)