Covid 19

Com toda certeza, nós que estamos vivendo o tempo atual, faremos parte como atores de um marco da humanidade.

Nos anos de 1333 a 1351 a humanidade ( Europa e Ásia) passou pela Peste Negra sendo marcada com 50 milhões de mortos.

Nos anos de 1817 a 1824 a humanidade teve sua primeira epidemia global passou pela Cólera sendo marcada por centenas de milhares de mortos.

Nos anos de 1850 a 1950 a humanidade passou pela Tuberculose sendo marcada por 1 bilhão de mortos.

Nos anos 1896 a 1980 a humanidade passou pela Varíola sendo marcada sua história por 300 milhões de mortos.

Nos anos de 1918 a 1919 a humanidade passou pela Gripe Espanhola (Vírus Influenza) sendo marcada sua história com 20 milhões de mortos.

Nos anos de 1918 a 1922 a humanidade passou pelo Tifo sendo marcada sua história com 3 milhões de mortos.

Nos anos de 1960 a 1962 a humanidade (Etiópia) passou pela Febre Amarela sendo marcada sua história com 30.000 mortos.

Nos anos de 1963 até hoje a humanidade convive com o Sarampo marcando sua história com 6 milhões de mortos por ano.

E assim caminha a humanidade, tendo sua história ainda marcada com a AIDS, Gripe Suína, Ebola, Covid 19 e muitos outros não mencionados e outros que irão aparecer no futuro da humanidade.

Muitas dessas doenças continuam matando até hoje, mesmo existindo vacinas ou remédios para tratá-las, como por exemplo Sarampo, Tuberculose, Gripe, etc.

Não sou da área médica, mas se tenho especialização em análise de dados, considero-me especialista em analisar dados, dados em todos os seus conceitos de dados, dados não são só números, o olhar é um dado, os gestos são dados , a voz tudo transmite dados que podem ser analisados e se bem analisados podem alimentar a ciência, a arte, a economia e tantos outros conhecimentos com o intuito alcançar o futuro da humanidade.

Minha mãe fala sempre, comenta até hoje que a mãe dela contava história da Gripe Espanhola, minha própria mãe nasceu em um ano que foi marcado pelo Tifo, e as mães de hoje contarão aos seus filhos o que viveu no período da Aids, do Sarampo e até do Covid 19.

Quem não se emocionou nos versos de Casimiro de Abreu, Alvares de Azevedo e tantos outros, que tão jovens, morreram abatidos pelo Mal do Século?

Mutas pessoas argumentam que morrem mais pessoas de Influenza do que de Covid 19, mas eu pergunto, se existe vacina por que morrem tantos ainda?

Por que morrem tantas pessoas de Sarampo se existe Vacina?

Por que morrem tantas pessoas de Tuberculose se existe tratamento?

Não existe vacina ainda para o Corona Vírus, e a transmissão aparenta ser muito rápida e a doença alcança todas as faixas etárias, pelo que os especialistas alertam que as crianças saudáveis terão grande chance de nem sintomas sentirem, nas demais faixas, não havendo presenças de algumas doenças, as pessoas terão grandes chances de sobreviverem a esse mal sem sequelas, porém relatos de pessoas jovens e que tiveram a doença e sobreviveram, sentem grandes dores abdominais, pressão no peito, dificuldade de respirar que caracteriza a doença como muito mais do que uma gripe e o peso maior ficou para a faixa dos idosos, os idosos se tiverem doenças das já classificadas terão grande chance de não sobreviver e os saudáveis, dependendo da faixa de idade, terão probabilidades diferentes de sobreviver, mas todas terão é claro riscos..

Analisando apenas esse fato, que estamos diante de uma Pandemia, de acelerado contágio, que leva a probabilidades distintas de mortes por faixas etárias e que a grande parcela dos sobreviventes terão dias de fortes desconfortos (ainda não temos números nas diversas classes sociais), não existe vacina e nem remédio para doença e se não fossem tomadas atitudes, iríamos com certeza caminhar para um caos político e social sem precedentes, marcaríamos a história da humanidade com milhões de mortos.

O que nitidamente está em jogo é evitar o caos, se deixássemos a vida continuar normalmente, fatalmente iriamos ter um número de pessoas contaminadas no primeiro mês sem condição de tratamento mínimo, todos os números apontam isso, não teríamos outro quadro provável, teríamos a cada semana novos contaminados somando a fila de uma espera de atendimento e isso levaria a milhares de mortos.

O achatamento da curva tão mencionada, nada mais é do que espalhar a frequência de pessoas infectadas ao longo de um tempo x na esperança de diluir o atendimento para grande parte da população infectada ao longo do tempo x, tudo isso apostando numa vacina ou medicação futura, na melhoria de métodos de atendimentos e tratamentos baseados em experiências acontecidas, levando numa eficiência maior futura..

Está claro que esse novo vírus continuará no percurso da história da humanidade, como tantos outros já existentes, se houver vacina o número de óbitos diminuirá, mas ainda continuará havendo óbitos e se não houver vacina, chegará um ponto que grande parte da população terá tido a doença e haverá mais uma vez um número razoável de mortos na história da humanidade.

Esse ponto será um marco, mesmo depois de passado esse período da quarentena, devemos continuar com os cuidados necessários existentes na quarentena, mesmo que surja a vacina, devemos continuar com os cuidados e esses cuidados deverão ser redobrados, a partir de agora lavar sempre as mãos deverá ser um hábito de cada um, manter uma certa distância e ter modos ao falar deverá ser comum no dia a dia, saber tossir e espirrar deverá fazer parte de nosso hábito, será necessário manter sempre a vigilância.

Espero também que os políticos mantenham os novos hábitos adquiridos pela calamidade surgida, que pensem cada vez mais no social, talvez esses bilhões gastos hoje nesse momento de pico viral se fossem achatados na curva da teoria econômica do passado, com certeza seria menos doloroso e vidas seriam salvas.

Mais uma vez estamos na escolha de Sofia, acreditar que tais procedimentos adotados fazem parte de uma histeria, certamente levaria a um número de mortes que marcaria mais uma vez tragicamente a história da humanidade.

Aceitar que todos esses procedimentos adotados não é histeria é aceitar a suavização de um sofrimento ao longo de uma reta denominada tempo com uma leve esperança na ciência de dias melhores.

Agora sem se importar qual a escolha certa de Sofia, o mais importante é o aprendizado que fica, pois nas duas escolhas fatalmente irâo levar ao mesmo aprendizado que é o Valor de uma Vida..

André Morrot Hemerly