Finados, Falidos,Abonados e Desprovidos
Aposentado)a)s e executivos, crianças e adolescentes, claro, todos e tOdas, principalmente de classe media e alta estão em casa.
Ninguem quer ser um finado.
Mas há os que não querem ser falidos, também.
Assim , as empresas de trnasporte coletivo ainda não buscaram uma forma de parar.
E para protege-los ,o Governbo Federal editou uma MP permitindo a suspensão temporária do contrato de trabalho por 4 meses( será que o Congresso via deixar passar?) sem remuneração ,então, em vigor, ela favorece os emrpesarios dos trnasportes coletivos, também, né?
E uma terceira categoriua, a dos Desprovidos, aqueles que moram em periferias, areas sem saneamento basico, aqueles que não tem agua e sabão fácil.
O virus é deconhecido, é novo,uma variação completamente incognita na evolução das espécies, e ele já passou pelo pais mais popouloso da Terra, matou milhares e pegou a Europa completamente desavisada.
Ou seja, o virus já fez bastante estrago.
Na ruas vazias as pessoas estão se esforçando para ir somente comprar comida e remedios,ou seja, apenas em busca de suprimentos.Os mais abonados recorrem a aplicativos (Afinal a gente cadastra o cartão de crédito e tá na mão né?) de entregas em casa de comida congelada, comida pronta, generos ,remedios.Os menos abonados vão andando aos supermercados e farmácias.
Estava escutando a questão do tédio, da ansiedade, da depressão, por ter de ficar em casa.
Eu digo que como pessoa muito ativa,algumas vezes hiperativa ,ao ter sido vitima de um acidente há um ano e meio passado, tive que aprender a ser menos móvel,mais devagar, para meu proprio bem, de pessoa que tem protese no quadril.
No inicio foi dificil,mas depois ficou fácil.Será que foi uma premonição ao que hoje está acontecendo?
Gosto de ver filmes e séries e uma das mais famosas a respeito de sobrevivencia é The Walkin Dead, onde pessoas que jamais se viram e que nunca ficariam juntas no Mundo normal, se encontraram eventualmente, conseguiram se reunir e conviver em comunidade,considerando-se essas 14 pessoas uma grande família composta pela diversidade e pela adversidade.
Dividem-se em pequenos grupos para ir atras de suprimenjtos nas cidades abandonadas enfrentando os mortos vivos( ou zumbis) , pois toda a hiumanidade infectada com um virus que se você morrer de alguma causa natural ou acidente ou bala ou facada, etc, você tem de levar um tiro na cabeça ,mesmo depois de parar de respirar,porque,infectado, vai levantar ecaminhar a ermoi sempre em busca de pessoas vivas e come-las vivas.
Porque são portadores de uma fome insaciável a não ser que recebam uma facada ou um tiro na cabeça. Continuarão perambulando como se fosse a própria morte caminhando( auma referencia ao titulo da serie- Os mortos caminhando)
Claro, é uma fantasia da Fox e os seus autores e diretores astros e estrelas ficaram bem de vida, tá faturando até hoje na 10 temporada dedsde 2010,ou seja há dez anos( se bem que agora estão todos e todas de quarentena também).
Mas há lições em tudo que se lé,assiste, ouve,percebe, né mesmo?
E a questão da vivencia em comundiade é algo precioso e os sobreviventes( o grupo principal) que se acostumou a matar até os vivos maus para ficarem vivos( até porque os seres humanos maus não foram exterminados) encontra dificuldades de se readaptar em uma convivencia comunitária de tanto que se acostumaram em uma luta de sangue para chegarem até ali.E são desconfiados, ceticos mas humanos e todos e todas tem vontade de parar ,descansar, viver algo que se assemelhe um pouco ao passado do Plneta.
E é isso que é importante na historia toda.
Há um protagonistam,claro,o heroi,o cara direito,honesto, perspicaz, aquele que perdeu entes queridos também, e essa pessoa tem uma capacidade de liderança notável e auqles 13 sobreviventes são a sua família,entre meles seus dis filhos..
Mas sabemos que na vida real não temos herois assim, fabricados, temos sim os herois naturais,aquels que trabalham, enquanto estamos em casa.
Os motoristas,os entregadores, os funcionarios do Supermercado,das famrmácias, os feirantes.,os medicos, os enferemiros, os policiais e demais agentes do serviço publico de saúde.
Eles não dormem, talvez não literalmente todos,mas alguns não dormem mesmo.
E ainda temos o Patrão, aquele q também pode ser vitima do corona virus mas não abre mão de seu lucro.,
E um governo federal que faz gozação da pandemia e ainda protege.esse patrão.
Ficar em casa,sozinha ou com outros membros do grupo familiar também é estar em comunidade porque do teu lado tem o vizinho ou a vizinha.
Na verdade,ninguém está sozinho(a).
Mesmo que( ainda) não precisemos enfiar uma faca na cabeça de um morto que caminha, é sobrevivencia,também, aguentar firme, canalizar, encontrar outras variantes para fazer a diferença a fim de aguardarmos a pandemia passar.
Porque ela vai passar.,com certeza.Seu rastro , claro, haverá um rastro que certamente é triste já que tantos e tantas já perderam e perderão a vida, mas é também um rastro de conhecimento, evolução,aperfeiçoamento, progresso, amizades fortalecidas ou novas( o mundo virtual não fechou), convivencia familiar ainda que involuntáriua mas que com certeza terá fluidos positivos.
Se tivermos momentos de ansiedade, pensemos nos desprovidos.Aqueles que me referi no inicio.
E eles, como estão se virando?(Arlete Guimarães)