IRRESPONSABILIDADE DE ALGUNS PÉSSIMOS CARÁTERES.

Vejo na televisão o eficiente Ministro da Saúde e sua equipe mostrando a vergonha das tais “fake news” para aterrorizar a população. E pedindo consciência.

Não precisa dizer que são os de sempre, “maltrapilhos” de caráter, sabe-se quem, os vencidos inconformados, que se põem a contestar, etc, querendo pegar reboque em uma situação como essa para detratar governo e espalhar terror. Em uma hora dessa gravidade. O governo vale o que vale, e será julgado nas urnas. E todos vão ter que engolir, vencedores inconformados eventualmente e vencidos, o grito da urnas contra os ladrões, das quadrilhas escancaradas nos tribunais por exaustivas provas técnicas visíveis para profissionais, não para os alheados à matéria de larga tecnicidade.E parar os tremeliques e chiliques estranhos, isso se impõe.

Vão procurar o que fazer de útil.

Quem não presta e assim se mostrou em passado recente não mudará nunca. Mau caráter é DNA, se não nasce com ele adquire no meio em que vive e lhe passa essas características. É coisa forte. Conheço alguns, de perto.

Parece que estamos em curso certo pelas excelentes medidas tomadas pelo Ministério da Saúde e equipes do governo correlatas. Vejo uma clareza positiva no horizonte. Mas essas ocasiões como histórico são presididas pela imprevisão. Nada se pode falar com segurança, só analisar, e esperar disciplinadamente, ajudando ao invés de perturbar.

371 mil infectados em 171 países. Este o número atual da incidência do novo vírus gripal que aterroriza. Um globo de sete bilhões em demografia. Bom observar a proporção. Ano passado conforme informação do Órgão de Saúde Mundial, morreram dois milhões de gripe de diversas espécies no mundo, ainda não surgido o atual corona.

A Itália, severamente sacudida por falta de sinalização da origem do mal, China, que exportou as cepas da influenza desde minha juventude, com a asiática, a suína, a recente e virulenta sars, forte comprometimento das vias respiratórias, e agora o violento, por rápida e alta transmissibilidade, Corona Vírus, foi surpreendida por uma tsunami sem precedentes de agressão viral. Uma nova e violenta cepa gripal.

Sem estrutura para a demanda imediata e extraordinariamente numérica, viu a Itália morrerem até hoje próximos 4000 cidadãos com o triste desfecho, diante da quantidade de mortos isocrônicos, ao mesmo tempo, com 400 e 700 mortos em um dia, de enviar a partir de Bergamo, pequena cidade, cadáveres para cidades vizinhas para cremação levados pelos caminhões do exército. Insuficiência local de Bergamo para a finalidade sanitária.

A Europa tem uma expressiva incidência. França e Espanha, Inglaterra. Menos na Alemanha.

No Brasil 25 mortes foram registradas. E 1546 casos positivados. Em aproximados dez dias do início.

Diga-se, um dos atingidos por morte, advogado em Niterói, idoso com comorbidade patogênica, problemas de diabete grave associado com outros déficits, que teve contato com enteado chegado dos EUA, positivado também.

Pelo exemplo empírico que tivemos da Itália, triste, e mesmo do país de origem do mal pelas tomadas de posição e controle do trânsito de pessoas, nosso governo tomou rápidas e eficientes medidas. O isolamento social vai dando efeito razoável em uma semana. O resto no momento é acessório, o principal é isolar as pessoas para inibir o contágio. Outros reflexos como o econômico são tratados pelo governo devidamente no limite do possível. E nunca será satisfatório.

Devem as pessoas, creio, ajudarem aqueles que os servem e não poderão servir diante do isolamento, com corte de renda.

Bom destacar que esse contágio em uma semana não mostrou expressão geométrica (1,2,4,8,16, 32..) em crescimento, o que é animador, embora exponencial, crescimento forte, indeterminado e variável. Esperemos que assim continue, não geométrico. Sem afrouxar a prudência e a higiene verificadas e publicada insistentemente como proceder.

E que fakes e posições dos que querem tumultuar por interesses conhecidos sejam ignorados. Tenho visto pessoas ridículas se intitulando médicos em abertura de canais na internet, sem dizerem seus nomes, CLARO, dizerem coisas, como centenas de pessoas entubadas, mortes sem comunicação, etc. etc. Criminosos, não passam disso. Não são autoridades sanitárias se médicos forem para divulgarem matéria de ordem especial do governo.

Quanto às redes e suas baixezas nessas horas não são novidades. É o mau caráter que não escolhe hora para se fazer presente.Que teriam para darem além de baixeza? Nada.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 22/03/2020
Reeditado em 22/03/2020
Código do texto: T6894354
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.