PAUTA DO DIA.

Domingo.

Folga.

Merecidíssimo descanso.

Aproveitei esse dia tão especial para visitar à minha mãe. Eu moro na cidade vizinha a dela, 36 quilômetros. Fazia tempo que não a visitava, aquela era uma oportunidade em que eu não deveria desperdiçar. Meu plano foi sair bem cedo. Minha esposa e filha me acompanhavam.

Seguimos viagem.

Ruas quase desertas.

Abençoado domingo.

Saímos depois do café, eu queria aproveitar ao máximo o dia na casa de meus país. No caminho, conversávamos sobre diversos assuntos - como sempre - Mas, o que predominou: COVID-19. Coronavírus.

- Nunca pensei que fosse ver isso.

- Ver o quê? Perguntou minha esposa.

- Ver jogos cancelados, parques fechados, cinemas,o mundo está se fechando dentro de si mesmo.

- Talvez fique ainda pior meu amor.

- É… Certo cidadão disse uma vez que pior do que tá não pode ficar… E olha que ficou. Só posso concordar com você.

Chegamos à casa da minha mãe.

O almoço estava a todo o vapor.

Abraços e beijos.

Não demorou muito e minha irmã também chegou. Família reunida. Eu, meu irmão e irmã. Tratamos logo de colocar a fofoca em dia. Enquanto minha mãe alternava entre o fogão e a mesa, eu e meus irmãos colocamos os assuntos em pauta. E mais uma vez, o assunto predominante: COVID-19: Como de sempre, minha irmã veio com suas muitas perguntas.

- Por que esse nome tão esquisito, covid-19?.

- "Co" significa corona, "vi" vem de vírus, e "d" representa "doença". O número 19 indica o ano de sua aparição, 2019.

Nem bem terminei e veio a segunda.

- E os sintomas é igual da gripe?

- Os sinais e sintomas são principalmente respiratórios: Febre, tosse, dificuldade para respirar...

- Mais como surgiu essa coisa?

Insistiu a senhorita Tatiana.

- Novos vírus são descobertos a todo momento. Grande parte pula de outras espécies, onde passam despercebidos para os humanos.

- E que nem gripe então, a transmissão?

- Olha Tati, à transmissão do vírus ainda está em andamento, mas, a disseminação de pessoa para pessoa, ou seja, a contaminação por contato está ocorrendo. É importante observar que a disseminação de pessoa para pessoa pode ocorrer de forma continuada. Alguns vírus são altamente contagiosos (como sarampo), enquanto outros são menos. Ainda não está claro com que facilidade o novo coronavírus se espalha de pessoa para pessoa.Apesar disso, a transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como: Gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão; contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos. O coronavírus apresentam uma transmissão menos intensa que o vírus da gripe. O vírus pode ficar incubado por duas semanas, período em que os primeiros sintomas levam para aparecer desde a infecção. Certo maninha...

- Juro… Última pergunta maninho. Como se prevenir?

- Cuidados básicos minha lady. Entre as medidas estão: Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool, como álcool em gel. Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas. Evitar contato próximo com pessoas doentes. Ficar em casa quando estiver doente. Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo. Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência. Bom…Acho que é isso...

- Aí sim maninho… Tá informado…

- Prevenir ainda é melhor do que remediar.

- Pode crer.

O dia seguiu o seu curso tranquilo, almoçamos, demos risadas, assistimos filmes, comemos pipoca, enfim, foi ótimo, nos divertimos no recesso do lar materno. No retorno para casa, já pensativo sobre o que escrever para a crônica do próximo domingo, logo veio a mente toda aquela conversa sobre o corona, e aí estava o assunto, praticamente pronto, oportuno e instrutivo, tudo graças as perguntas da minha querida irmã, claro que vou trabalhar a idéia durante a semana. Certo que, no próximo domingo, a realidade do Corona estará bem diferente, mais agressiva certamente. O melhor mesmo, será prevenir da maneira correta.

Tiago Macedo Pena
Enviado por Tiago Macedo Pena em 22/03/2020
Código do texto: T6893765
Classificação de conteúdo: seguro