Quarentena de varanda

A ordem é não sair de casa, principalmente se for idoso.Mas, quem manda em idoso?Eles podem tudo,tem prioridades, mesinhas de dama,nas praças, academias ao ar livre,meia entrada no teatro,no cinema,no pão de açúcar, sem pagar um tostão de passagem e já que não paga a condução vamos saracutiar, correr as sete freguesias,e até ganhar um tiquinho guardando lugar nas filas da vida.

Idoso ficar em casa? Ah só se tiver doente! Justo qdo tem a liberdade de sair,querem nos prender?

Sem essa,meu chapa,nenhum Coronel,vai mandar em mim!!!!!

Só hoje, da minha varanda observei as idas e vindas dos meus vizinhos da "melhor idade".

D.Vera acorda muito cedo para por o lixo para fora,e soltar os cachorros e varrer a calçada, não sem antes ir na barraca comprar o pão para os netos adolescentes que dormem até mais tarde.

Por volta das sete ,vejo a irmã no alto dos seus 85 anos indo toda serelepe para a oração da manhã, pedir a Deus que nos ajude.

Às oito, vejo descendo a rua todo elegante, roupa bem passada, um charme só,meu vizinho João, o carpinteiro da rua,que socorre as senhoras viúvas nas necessidades de pequenos serviços:

_Bom dia vizinha!

_Bom dia , João, passear?

_Ah vizinha,tem uma menina que precisa muito da minha presença,sabe como é né?

_Sei vizinho (risos). Tchau!!!

Às oito e quinze desce a esposa do carpinteiro, cabelos grisalhos, presos num coque, saia longa, que não esconde sua magreza,ar cansado. Sem bons dias, apressada para chegar cedo a igreja.

Ao redor de minha casa tenho uma infinidade de igrejas, de todas as denominações.Bem ao lado tem uma igrejinha católica,com um jardim lindinho; só abre aos domingos.Durante a semana as senhorinhas catequisadoras vem molhar as plantinhas.E lá vem elas !São três.Que bom que usam chapéus para se protegerem do sol!

Quando finalmente decido sair da varanda, ligar a TV para me informar mais sobre o Corona, eis que chega minha amiga Rosa, que aos setenta, tem muita energia.

_ Oi amiga, cansada?

_ Sim,acabei de chegar do centro da cidade.Fui tentar resolver um problema antigo no INSS, pensei que estaria vazio,mas dei de cara na porta,estava fechado.

_Nossa! Que pena.

_Mas aproveitei passei no mercado.

Menina,estava cheio de idosos.Esse povo não pára em casa mesmo!

Você não vai abrir a porta pra mim não?

_ AMIGA, PERDI A CHAVE!!!

(Passando o tempo)