DEPOIS DA TEMPESTADE VEM A BONANÇA

Estamos passando por uma tempestade. O coronavírus (COVID-19) está revolucionando o mundo trazendo pânico e medo às pessoas que estão se cuidando para não se infectarem. O excesso de informações causa o descontrole, a insegurança e desestabilidade emocional. Tudo isso também repercute na crise econômica e precisamos ser fortes para vencer esse momento difícil. Já superamos várias epidemias: a cólera, a tuberculose, a varíola, a gripe espanhola, o tifo, febre amarela, o sarampo, a malária, aids e vai passar também essa pidemia.

Necessário se faz que cada um faça a sua parte. Os órgãos governamentais e empresas privadas já tomaram algumas providências mandando seus funcionários para casa e proibido eventos com grandes números de pessoas para evitar a proliferação da doença. É tempo de recolhimento. Como é bem humorado e otimista o brasileiro certamente ele vai encontrar o que fazer nos dias de confinamento. Devemos tirar partido até das coisas ruins aproveitando para o almoço e jantar em família, dialogar com os filhos, lendo aquele livro que nunca se tinha tempo e o mais importante fazendo uma reflexão sobre esse momento caótico.

Nada acontece por acaso, então precisamos ler as entrelinhas, enxergar os sinais. Os homens se unem pela dor e passam a ser mais solidários e a valorizar a maior riqueza que se tem. – a saúde. Entra na lista das pessoas mais vulneráveis a essa epidemia também os fumantes o que os leva a pensar em mudança de hábitos, inclusive lembrando que a higiene faz a diferença no combate às doenças contagiosas e a preservação da biodiversidade e dos ecossistemas, evitam destruir o habitat de espécies e consequentemente surtos de doenças e pragas diminuem com esses cuidados.

Nesse momento o cristão dá o testemunho de sua fé, orando, pedido ao Pai clemencia e acreditando que depois da tempestade vem a bonança. Haverá muito tempo para os abraços, as trocas de beijinhos e reuniões com grandes grupos calorosos.

Absurdo, porém, é precisar usar de medidas e penas severas para intimidar aqueles que se eximem a cumprir a lei do Ministério da Saúde para evitar a disseminação do coronavírus:

“No exercício de polícia administrativa, a autoridade policial pode encaminhar o infrator a sua residência ou ao estabelecimento hospitalar para cumprimento das medidas estabelecidas"

"Quem descumprir determinações médicas de quarentena, isolamento ou internação pode incorrer nas penas dos artigos 268 do Código Penal (que prevê detenção de um mês a um ano e multa) e 330 (que prevê detenção de quinze dias a seis meses, e multa); se o fato não constituir crime mais grave."

Que o povo brasileiro seja mais consciente não só nesse momento, mas em muitos outros fazendo a sua parte de forma espontânea.

Tudo vai passar: DEPOIS DA TEMPESTADE VEM A BONANÇA!

Maria Dilma Ponte de Brito
Enviado por Maria Dilma Ponte de Brito em 20/03/2020
Código do texto: T6892028
Classificação de conteúdo: seguro