Ficar ou estar em casa

No meu segundo dia de “redução do contato social” por conta da doença que se espalha pelo planeta Terra, a COVID-19, senti, acho que pela primeira vez, a necessidade de pensar a diferença entre estar e ficar em casa.

Estou me dando conta que nós humanos, quando saudáveis, usamos muito pouco o verbo FICAR como predicativo intransitivo e pronominal, que significa: permanecer num lugar; continuar a estar num lugar.

Somos muito mais usuários do verbo ESTAR como transitivo indireto, que significa: encontrar-se (em certo momento ou lugar, transitoriamente).

Para mim, pelo menos, bastou ser obrigatório usar o verbo ficar, que já não gostei muito dele. Olhar o mundo lá fora, ver o carro na garagem saber que os meus – ir e vir – terão que ser diminuídos, esta me deixando com a pulga atrás da orelha. E os meus filhos, que moram longe e também precisam obedecer ao tal verbo FICAR? Como e quando nos veremos, para nós abraçarmos, trocarmos beijos... e os familiares, amigos, comunidade...?! Todos precisam obedecer ao verbo FICAR, e ponto

Mas espera ai um pouquinho, se achava que usava muito mais o verbo ESTAR antes da COVID-19, então quem sabe este verbo pode me ajudar a deixar o meu FICAR menos ficante (isso é só o segundo dia).

Me dou conta que se eu FICAR ficando somente ligada nas notícias sobre a doença, por exemplo, vou deixar de ESTAR fazendo algo que me dê mais prazer, como aqui escrevendo meus pensamentos.

Se eu FICAR querendo que o tempo passe rápido, para que tudo se resolva, vou ESTAR criando uma expectativa que está longe de ser concluída e assim corro o risco de ESTAR deixando de fazer muitas outras coisas simples, que podem me dar prazer. Coisas que pelo esquecimento do que é FICAR na minha casa posso ter deixado de fazer (ainda estou procurando...)

Tenho atividades na minha vida, que estão lá do lado de fora. Atividades que amo participar, mas que não vou poder ESTAR neste momento de FICAR. Porém, como temos a capacidade da resiliência(para mim, Católica, dom dado por Deus), é preciso fazer os verbos se entenderem.

Se o FICAR me impossibilita de ir até a Igreja me reunir com minha comunidade, faço minhas orações de casa, de preferência, ouvindo a Rádio Aliança, assim, vou ESTAR em sintonia com a comunidade, buscando a força na minha Fé e pedindo a Deus que Ilumine a ciência mundial, para que ache a cura e proteja os profissionais da área da saúde, que estão totalmente expostos a COVID-19. É o meu FICAR na Fé Católica.

Quem disse que o Grupo Cataventus vai FICAR sem nada pra fazer? Mesmo no meu FICAR, já fui cutucada para ESTAR pensando em coisas boas, alegres, gostosas e tudo mais que faz parte do FICAR sempre Cataventus.

Claro que tem umas coisinhas entre os dois verbos que nem sempre irão se encaixar, mas acho que por hoje consegui fazer os dois se entenderem na minha cabecinha de pessoa da área de risco da COVID-19. Vou FICAR ficando, mas também vou ESTAR fazendo.

Vamos todos nós cuidar, para voltarmos a circular de uma forma bem melhor, com mais compreensão, cuidado, respeito e carinho, entre nós humanos e essa nossa Mãe Terra tão linda e tão amada. Que Deus nos Proteja!

Tânia França
Enviado por Tânia França em 19/03/2020
Código do texto: T6891791
Classificação de conteúdo: seguro