EM TEMPOS DE CORONAVÍRUS

Você sabe ou já refletiu sobre o significado de alteridade?

Alteridade é um substantivo feminino que expressa a qualidade ou estado do que é outro ou do que é diferente. É um termo muito presente na filosofia e na antropologia.

Deixando as coisas um pouco mais claras, para nós a alteridade pode ser compreendida como o respeito e a valorização do outro e suas diferenças.

Ora, poderia um indivíduo em qualquer parte do mundo adquirir uma formação moral e intelectual adequada sem o concurso do outro? Certamente que não.

"Ah, mas eu me instruo por meio de leituras e videoaulas", sim, mas quem escreveu esses textos e gravou os vídeos? Ainda que de forma indireta, há sempre uma pessoa de carne e osso por trás dos conhecimentos que estamos apreendendo, porque o ser humano é um ser social interdependente.

É lamentável o que assistimos diariamente nas redes sociais: gente que mediante a postagem de comentários grosseiros, ofensivos, racistas, homofóbicos, machistas, feministas, fanáticos, arrogantes, polarizados etc., promovem um verdadeiro massacre das pessoas que simplesmente pensam de modo diferente. Está aí o flagrante desrespeito à alteridade.

Expresse a sua verdade de forma mansa e clara e ouça a dos outros, pois o outro também tem todo direito de ter e manifestar de maneira educada a sua própria opinião. Lembre-se de que esse outro pode pertencer a uma cultura com hábitos e costumes diferentes dos seus. Então, pratique a alteridade e procure enxergar essas diferenças não como tumores malignos que precisam ser extirpados, mas sim como qualidades que devem ser respeitadas e valorizadas.

Como tudo nessa vida, a covid-19 está dividindo opiniões. Enquanto muitos afirmam que a situação é gravíssima, outros, incluindo o próprio presidente Jair Bolsonaro, tentam de alguma forma minimizar a situação, entendendo que existe muita histeria em torno dessa doença.

Pois bem, cada um fique com a sua opinião, desde que em respeito ao outro, faça a sua parte para evitar que o vírus continue a se propagar com rapidez.

Em tempos do novo coronavírus, a intolerância também precisa ser combatida e sem prejuízo ao indivíduo, o bem-estar coletivo deve ser a nossa prioridade.