"A FRAGILIDADE HUMANA, CUJA FELICIDADE É DESTRUÍDA PELO FANATISMO IDEALISTA DA VERDADE ABSOLUTA"

Gosto de apreciar as novelas antiga da TV Tupi , são alguns capítulos disponibilizados no You Tube .Acho interessante ficar diferenciando não só o estilo de novelas do passado como também observando os costumes, os diálogos,enfim os valores da época do final dos anos 60 para a década de 70.

Hoje assistindo o penúltimo capítulo da novela Gaivotas prestei atenção no diálogo de dois personagens, um dos atores é Rubens de Falco, no papel de um grande empresário que iria patrocinar uma peça de um ator teatral, o personagem que faz o ator não conseguir identificar. Neste capítulo ocorre o seguintes diálogos.

O empresário -Isso significa que vamos estrear nosso teatro com uma tragédia grega Fernando?

O personagem ator- Não,gostaria de estrear o Pato Selvagem de Ibsen. Um poeta frustrado leviano, sentimental ,suficiente,sabe, um daqueles tipos da humanidade fraca,miserável que não pode viver sem mentiras?

O empresário- Sem a mentira?

O personagem ator- É no final da peça o grande vencedor é a mentira vital. Sem a qual os homens não podem viver.

O empresário- Como assim?

O personagem ator- A maior prova que as pessoas que vivem atoladas no lodo devem permanecer no lodo porque é um crime tira-las de lá.

O empresário.É , existem pessoas que não podem conhecer a verdade.

O personagem ator. -Não diz ele, deixemos a ilusão para as almas fracas, elas são incapazes de suportarem a luz.Somente a ilusão as tornam felizes . Pra que vê o mundo tal qual ele é? Não é preferível ficar atolado no lodo e não reaparecer nunca na superfície"

Em tempos de coronavírus será que não se colocou a cabeça na superfície? Uma grande parte atolada no lodo, esse vírus veio mostrar o quão é a realidade cruel?

inclemente
Enviado por inclemente em 19/03/2020
Código do texto: T6891522
Classificação de conteúdo: seguro