CORONAVÍRUS."The Eyes of Darkness"."Os Olhos da Escuridão". Pandemia prevista.

"As coincidências entre um livro lançado em 1981 e a epidemia do novo coronavírus que já matou cerca de duas mil pessoas têm deixado vários leitores e internautas intrigados. Da autoria do escritor norte-americano Dean Koontz, "The Eyes of Darkness" ("Os Olhos da Escuridão", em português), é um romance com uma vertente de terror.

De acordo com o portal de notícias Express, a obra em causa fala sobre uma arma biológica chamada "Wuhan-400", um microorganismo desenvolvido num laboratório perto da cidade chinesa onde surgiram os primeiros casos de pessoas infetadas por coronavírus.

Outro ponto em comum entre o livro e a realidade desta epidemia viral é o nome do cientista retratado na obra. No livro de Koontz, o cientista que parte dos EUA com o vírus chama-se Li Chen, o mesmo nome do cientista chinês que já publicou estudos sobre o coronavírus.

"A novel human coronavirus OC43 genotype detected in mainland China" é um desses estudos, publicado na revista Emerging Microbes & Infections, em 2018.

Estas coincidências foram reveladas no passado dia 16 de fevereiro por um leitor, no Twitter. Darren of Plymouth deu conta das duas coincidências já mencionadas: o nome do cientista e do vírus."

Vê-se agora, em mais de uma publicação, umas recentes outras mais antigas, seja em ficção ou realidade, que há alguma coisa misteriosa atrás do fato que muda mais uma vez os rumos da humanidade com pandemia que alcança todo o mundo, com números ainda sem poderem ser quantificados, pois estamos no início, em termos econômicos e de saúde face aos óbitos em ocorrência maior e isocronismo mundial.

O lado confortador são os maiores recursos existentes hoje e sem dúvida a velocidade da informação.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 17/03/2020
Código do texto: T6890016
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.