Universo paralelo: a biblioteca

Biblioteca é o coletivo de livros,segundo o dicionário e ,sendo assim,foi-se o tempo em que víamos aquele funcionário sentado atrás da mesa do balcão , com óculos e fazendo sinal de “silêncio” e preenchendo fichas de leitura. Ou então, o setor sendo usado como "depósito” de funcionário em final de carreira ou por outro motivo. E na maioria das vezes, sem uma formação mínima na área ,para dar um melhor atendimento.

Hoje em dia,já vimos alguns lugares públicos precisando de pessoal dessa área e volta e meia, abrem concursos. A função de um bibliotecário está mudando a passos largos, pois vai desde o arquivamento de dados até assessoramento em pesquisas digitais, criação de projetos culturais que envolvem ONGS, escolas e ou comunidades escolares , entre outras coisas, criando assim uma verdadeira interação interpessoal.

Porém, em alguns estados ou lugares, a biblioteca é um desperdício , pois são fechadas nas escolas, devido a contenção de gastos. Mas o conhecimento nunca é uma contenção de gasto ,não é mesmo?

No tempo dos faraós, essa profissão era considerada uma das mais importantes,porque eram uma minoria que sabiam ler e escrever e responsáveis por toda a organização do templo . Eram considerados sábios, davam consultas astrológicas,interferiam até no destino das pessoas,indicavam o certo e o errado nos negócios,etc. E com o tempo, transformou-se no que conhecemos hoje .

O mundo anda muito acelerado com a tal inteligência artificial, robôs domésticos , a internet na nuvem ,casas controladas via celular e competindo com a imaginação dos livros, com a contação de histórias, os saraus ou qualquer outra coisa que nos leva a esse lugar fantástico , que são os livros.