ESCLARECIMENTO. UTILIDADE. NECESSIDADE,

INTERNET. COMPREENSÍVEL DISFUNÇÃO DE APREENSÃO.

Recebo contato de simpática recantista, que transcrevo sic: “Você realmente é uma pessoa ideal para responder certas perguntas.Só uma coisa que eu acho curiosa, Já li dezenas de textos e observo que muitos te lêem mas ninguém se atreve a postar comentários. Por medo a falar besteira com alguém que escreve com propriedade ou por proteger a própria "vaidade"?”

Com reconhecimento para mim, vejo em dias dessa semana acessos de 500 leituras diárias em minha página, um grande aumento. Mas realmente a recantista tem razão. Comentários de amigos que são próximos são permanentes, de pessoas de cultura favorecida e despertas em relação ao que ocorre em todas as frentes. Isso não deve excluir qualquer pessoa de variados alcances culturais, nem intimidar a manifestar comentários A minha presença é exclusivamente para esclarecer no que puder o que externo.

Tenho muitas vezes, em extensos comentários que faço às minhas matérias, esclarecido dúvidas.

O contato me preocupou, por também notar esse fato. O pouco tempo que dedico a escrever neste espaço tem um único objetivo, explanar e esclarecer assuntos diversos através dos contraditórios, inclusive. Alguns já ocorreram com proveito. Somente pelo contraditório, crítica, valor pensante mais alto da dogmática, se chega ao esclarecimento. O “só sei que nada sei socrático” se funda nesse aspecto controverso basilar para partir com destino ao conhecimento.

Conhecer é debater. A “Paideia”, ensino grego que busca o contraditório, seu incentivo pelo professor, visa instigar o aluno, tirá-lo da estática para a dinâmica da crítica ao curso do ensinamento. Já o acionei várias vezes quando ensinando, magistério eventual, para que surja o novo. Assim chegou a vanguarda.

Nos conflitos de interesses, é por eles e neles que se chega ao consenso, ao entendimento, enfim ao esclarecimento, através de mediação ou sentença judicial. Só se pede um relevante posicionamento, o respeito na divergência. Sem respeito se vai ao enfrentamento, o que deseduca e nada esclarece.

Não vivem de aplausos ou elogios os que pretendem servir. E deles não precisam. A vitória do ensino pelo ensino é a única verdade absoluta existente, se educar educando. Viver ensinando e ensinar vivendo.

É isso que busco na internet,e só por isso nela escrevo. Não pretendo aqui fazer literatura, o que só se faz em obras editadas, revisadas, aprovadas pelas editoras e pela crítica. Portanto fique claro que estou aberto a todas as críticas, para poder esclarecer dúvidas, ou falta de apreensão possível do que possa trazer dúvidas.

Era o que queria passar.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 16/03/2020
Reeditado em 16/03/2020
Código do texto: T6889096
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.