VOCÊ JÁ OUVIU FALAR DE EDITH STEIN? ... * 8h01min.

Esta mulher que também viveu acima de seu tempo, nasceu em 1891, teve o privilégio de evidenciar o final do século XIX e algumas décadas do próximo...

Sua família era bem numerosa, pois tinha nove irmãos, seu pai faleceu prematuramente quando ela tinha dois anos. Todos eram alemães, de origem e costumes judaicos...

Dom nato aos estudos, sempre teve destaque as escolas que passou, foi a segunda mulher da Alemanha, a fazer uma tese de doutorado, * e os estudos de filosofa eram o seu forte. Tudo indicava que teria uma carreira promissora, inteligente, convincente, naquele curto período de “apogeu”, foi convidada a fazer várias palestras até fora de seu país...

Conseguiu com muita persistência uma vaga de professora assistente para lecionar, aparentemente parecia ter o seu futuro garantido. Porém, nos anos 30 aconteceu o imprevisível, a ascensão do nazismo, com suas ideias utópicas, que repetidas incontáveis vezes se transformaram em “verdade”...

Havia uma “onda” em seu país, de que tudo que acontecia na política e na economia de rum, era “obra” dos judeus. Dai para frente foi uma perseguição sem limites, inesperadamente, sem qualquer motivo que justificasse, foi demitida em suas funções de mestra, além do mais foi “aconselhada” pelo seu orientador de doutorado que saísse da Alemanha, - Edmundo Husserl – quando afirmou resolutamente que a Alemanha era sua pátria.

Ela, que nos tempos de juventude se dizia ateia, - pois trabalhou como enfermeira voluntária na primeira guerra mundial, - 1915 - e evidenciando os horrores do conflito, mais tarde lendo um manuscrito, emprestada por uma de suas amigas, de Santa Theresa de Ávila, se converteu ao catolicismo. Quando sua mãe soube, jamais aceitou, pois estava envolvida pelas tradições do judaísmo.

Em 1933, decidiu se tornar freira, Carmelita Descalça. Passam-se cinco anos, com o poder absoluto entregue a Hitler, as perseguições aos judeus recrudescem ainda mais. Quando foi aconselhada pela sua Madre Superiora, a ir para um convento na Holanda, o que de nada adiantou, pois em breve este país seria tomado pelos alemães.

Em 1942, é presa, - ela com sua irmã Rosa que também se tornara freira - e levadas ao “famoso” campo de concentração de Auschwitz – Birkenau – ambas, e outros incontáveis prisioneiros têm suas vidas cruelmente ceifadas, sem dó e piedade... 8h47min.

Curitiba, 16 de março de 2020 – Reflexões do Cotidiano – Saul

*Edith Stein ( Santa Thereza Benedita da Cruz)

Nascimento 12 de outubro 1891 em Brestávia Morte no campo de concentração citado, em 9 de agosto de 1942, com 50 anos. Foi beatificado pelo Papa João Paulo II

Datas e nomes compilados da Wikipédia. Mas, que a realmente nos levou a escrever este singelo texto, foi que ontem assistimos ao filme: Santa Thereza Benedita da Cruz (Edith Stein) filme completo está no Yotube na Rede Vida.

Esta é uma frase dela: “À fé está mais próxima da sabedora Divina do que toda ciência filosófica”.

http://ww.mensagensespiritas.xyz walmor.zimerman@bol.com.br

https://www.recantodasletras.com.br/autores/walmorzimerman

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 16/03/2020
Código do texto: T6889043
Classificação de conteúdo: seguro