BODAS DE OURO – 50 ANOS

Prof. Antônio de Oliveira

Para Camões, “Que dias há que n’alma me tem posto / Um não sei quê, que nasce não sei onde, / Vem não sei como, e dói não sei porquê. “Tenho seis criados honestos, que me ensinaram tudo o que eu sei: o quê, por quê, quando, como, onde e quem”. Isso diz o poeta RudyardKipling, nascido na Índia mas britânico de nacionalidade.Prêmio Nobel de Literatura (1907). No caso do amor, para que se atinjam os 50 anos de casados, haja atenção especial para o criado “Quando”. Na verdade, os outros itens podem variar, são circunstanciais, como onde morar, por que se mudou, o que vai fazer, etc. Entrementes, permanece o amor. Pois, com relação ao “quando” amar, lá diz uma canção italiana: “Ti amo per sempre”.Um grande amor não vai morrer assim, canta Roberto Carlos.

Se alguém perguntar qual o segredo, na prática, dessa longevidade da união, diria três palavras: tolerância, tolerância, tolerância. Mata-se a troco de nada. O substantivo feminicídio tornou-se de uso comum e recorrente na mídia. O mundo está contaminado pelo vírus da intolerância e pela banalidade do mal. Paradoxo rimar amor com tolerância? Mas é justamente o amor, no dizer de S. Paulo, que tudo releva. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera.“Nem sempre o sol brilha, também há dias em que a chuva cai.”

Para embasar, em profundidade, esse tema, quando canta o amor, Renato Russo parte de um soneto de Luís de Camões, passando pela primeira epístola de S. Paulo aos coríntios. Amor é um fogo que arde sem se ver, é ferida que dói, e não se sente.Sem amor eu nada seria. Mesmo que, sem precisar alinhavar palavras, eu falasse a língua dos anjos. Só mesmo o amor é bom, não quer o mal nem sente ciúme ou se envaidece.

Ser romântico é preciso.Apesar de o ser romântico se ter tornado uma espécie em extinção. Entanto, canta Vander Lee: Românticos são lindos, limpos e pirados. Choram com baladas. E mesmo certos vão pedir perdão.

Eu, aquário; ela, peixe. O peixe precISA d’água.

Antônio Oliveira MG
Enviado por Antônio Oliveira MG em 15/03/2020
Código do texto: T6888808
Classificação de conteúdo: seguro