Imagem: Google
 


 
Covid 19

Estamos vivendo um momento delicado na história da humanidade. Os ciclos se repetem com novas doenças e novos cenários. A peste negra chegou a dizimar um terço da população europeia em meados do século XIV, segundo dados históricos da Organização Mundial da Saúde (OMS); houve também  a peste bubônica que atingiu em outros tempos a europa, e na capital do Brasil - Rio de Janeiro - em 1902/1903, afetando o comércio, pois os navios não queriam aportar no Brasil por temer a doença. E assim a história vai se repetindo em ciclos. A Gripe H1N1 gerou uma Pandemia em 1919, depois voltou em abril de 2009, onde a OMS novamente declarou pandemia de gripe H1N1, na época ainda conhecida como gripe suína. e agora a nossa geração é apresentada ao Corona Vírus ou COVID-19.

A OMS declara estado de Pandemia novamente com outro tipo de vírus, os países mobilizam-se para reestruturar os seus sistemas de saúde e tomam medidas, para alguns exageradas, coibindo eventos públicos, fechando as fronteiras, pedindo para a população permanecer em casa e aprimorar os hábitos de higiene. Surgem as mais diversas teorias sobre a situação em que o mundo se encontra. Foi uma arma biológica que a China vazou para abalar os Estados Unidos; ou é apenas uma gripe simples e a mídia está fazendo um escarcéu aterrorizando a população a fim de garantir a audiência; outros dizem que é uma jogada dos bilionários para derrubar as bolsas mundiais e somarem grandes lucros no mercado financeiro, enfim - de tudo temos lido.

Teorias à parte, o que está em jogo é a saúde e a vida de nossos idosos. Somos jovens agora, mas queira Deus, em breve também seremos idosos e por pensar assim acho válido todas as medidas tomadas a nível mundial para conter o avanço da contaminação, afinal se para nós não passa de mais uma gripe como tenho ouvido alguns falar, para os idosos pode ser letal. E é neste aspecto que a humanidade está sendo posta à prova, ou seja, pensar no coletivo e acima de tudo pensar naquele que como disse o Padre Fábio de Melo "deixou de ter utilidade para nós." É a nossos idosinhos que temos que voltar os nossos olhos agora e cumprir a nossa parte no combate ao Corona Vírus para preservar a saúde e a vida de quem já fez tanto por nós. Pois, que filtremos e se possível orientemos quem vier nos falar que há exageros, que é só uma gripe fraquinha. Os números não mentem! Para nós pode ser fraquinha para os anciãos, não.

Alvaniza Macedo
15/03/2020





 
Alvaniza Macedo
Enviado por Alvaniza Macedo em 15/03/2020
Reeditado em 19/08/2020
Código do texto: T6888166
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.