CORONA VÍRUS:E agora que o vírus chegou ? O que esperar de um país completamente despreparado para medidas de controle do mesmo

Nesses eventos, como o corona vírus, é que observamos o quão vulneráveis estamos e somos e o quanto não estamos preparados para nenhum evento catastrófico desse porte,e quando eu digo preparados eu enfatizo a questão do psicológico tbm.

Espalhar notícia falsa,disseminar informações erradas, colocar pânico nas pessoas, tirar proveito da situação para vender produtos milagrosos etc....isso gera um temor, um mal estar,um sentimento de impotência ,um medo grande que não resolve o problema e ainda o agrava. A falta de informação, ou pior a desinformação gera um ambiente caótico, as pessoas com medo entram em desespero.

Diante desse vírus estamos todos em risco, sejamos realistas ,algo que se pega pelo ar é muito pouco provável que medidas simples de higiene pessoal possam conter o avanço da contaminação por muito tempo, as medidas de prevenção serão como um adiamento do contato com o vírus, mas infelizmente não será o bastante para evitá-lo e inevitavelmente entraremos num colapso gigante. E agora a pergunta é: estamos preparados para o caos que os postos de saúde vão ficar, estamos preparados para os saques no mercado,para o aumento abusivo do preço de alguns produtos básicos que não vão chegar porque chegará o momento em que ninguém entra e nem saí dos lugares. Estamos preparados para a escassez de produtos essenciais,com quem ficarão os filhos se as aulas forem suspensas, quem cuidará dos idosos que ainda são o grupo mais suscetível a doença, quantos de nós desenvolverá a forma mais grave da doença e quantos vamos resistir,quanto tempo ainda levará para que chegue logo uma vacina, e se chegar teremos o suficiente para imunizar a todos???

As autoridades de todas as esferas precisam se conectar, precisamos sentir segurança e ver que se o pior acontecer estaremos a salvo,bem como nossa família e pessoas que convivem conosco. Sou contra deixar o caos chegar para mobilizar os governantes e engajar os mesmos nas ações em prol do povo. Países ricos estão em total caos,e aqui ainda não vemos nenhum pronunciamento oficial dos órgãos de saúde nos colocando a par da verdade e nos dando um suporte caso as estimativas se confirmem. A internet existe para nos possibilitar uma comunicação clara e objetiva, levar informações coerentes e de acordo com a realidade, quanto mais tempo as autoridades deixarem para se manifestarem pior será a frente de enfrentamento ao problema.