BICHO DE GOIABA

BICHO DE GOIABA

Quando ainda menino, ouvia dizer que comer goiaba bichada não fazia mal – bicho de goiaba é também goiaba. Que inocência! Na verdade, o bicho, muito antes de a goiaba se desenvolver e já havia penetrado seus ovos. Quando iniciava a carreira como advogado, pensava que a goiaba não tivesse tanto bicho, colegas preclaros, Magistrados meritíssimos, desembargadores conspícuos, proeminentes ministros – quarenta e dois anos se passaram, e as goiabas continuam cada vez mais bichada. Quando nos Estados Unidos da América nascia a saga dos Kennedys parecia que a carreira de político seria como a alegria de ser presidente do grêmio da Escola de nosso tempo – ganhar as eleições pelo voto, alcançar a admiração dos colegas de classe. Aos setenta e três anos, não mais o bicho de goiaba, mas já nos efeitos intestinais no preenchimento das latrinas – fedendo para todo lado.

Que pena que a rapaziada destes dias não tenha passeado entre os goiabais e ter aprendido a separar as goiabas bichadas. Desaprenderam a lição dada pelos mais antigos, continuam comendo goiabas com bicho e tudo, acreditando que tudo é goiaba. Além do mais, por não saber fazer as escolhas certas, não tem conseguido perceber o mal cheiro vindo das latrinas. A roupa, não mais importa o seu estilo; a honestidade não mais faz parte do seu caráter – roubar passou a ser o verbo conjugado em cada esquina da vida. A moralidade é coisa de velho atrasado, afinal o homem é livre para fazer o que quiser, até mesmo decidir se quer ser homem ou mulher. E para acabar com qualquer projeto que tenha um escape, muitos se tem levantado até mesmo contra as pobres e inocentes crianças – tanta desgraça. O que fazer?

Nossa esperança seria um novo começo a partir das crianças, a começar do parir ao rebento, antes de cortar o cordão umbilical, cochichar nos ouvidos do nascituro: você nasceu homem; você nasceu mulher. Buscar as instruções deixadas no Manual de Deus para a vida temporal, lembrando que o propósito do Criador é o de resgatar as goiabas antes que o bicho as contamine. Goiaba prenhe de bichos não entra no goiabal do Criador. Algumas goiabas boas ainda existem, quem sabe se no goiabal da Polícia Federal, do Ministério Público, do Exército, das Polícias. Alguns destes meninos que ocupam estes postos nesses dias, podem aqueles que não tenham sido contaminados e estão querendo fazer a coisa certa. Ainda tem jeito, é somente ajudar a cobrir a grande fossa dos três poderes.