8 de março* (08/03/2020)

A mulher é o entusiasmo fecundo. E me calar é pecado. Há luta em toda a trajetória de sua vida-semente. Não julguemos a mulher. Ela é a dúvida que não necessita de resposta. A mulher não nasceu da costela de nenhum Adão. Ela pariu ela mesma. Também não foi anunciada pelas trombetas de Querubins. O seu motivo é de exultação interior. Adveio do seio do mundo. Sem alarde. E se fez mistério. A mulher é a confissão da resistência, feito biografia: Joana D' arc, Evita Perón, Anita Garibaldi, madre Tereza de Calcutá, irmã Dulce, Rosa Luxemburgo, Maria Quitéria, Chiquinha Gonzaga, Tarsila do Amaral, Cecília Meireles, Olga Benário, Frida Kahlo, Margarida Maria Alves... E é ainda, penitência, grata existência. - E destaco Nossa Senhora, Santificada e cheia de Glória, em deferência cristã. Não havia mesmo porque se esconderem. Atribuíram métodos as suas causas, sem precisar de glamour, e desafiaram o convencionalismo. Lutaram contra a sociedade machista, escravocrata, preconceituosa e ignorante, muito mais pela verdade que pela doação de si mesmas. Elas não queriam ser mártires. Não houve nenhum tipo de sortilégio. Aquilo foi amor. A experiência foi o grito: dilacerante e humilhante, mas que ainda ecoa. E nem mesmo mil vezes mil atos de amargura serão suficientes para amordaçá-las para sempre. Tivemos um episódio inventado onde, em 1857, cento e trinta funcionárias de uma fábrica têxtil, nos EUA, teriam morrido incendiadas, em meio a uma greve por melhores condições de trabalho. Tal mito surgira do cruzamento de vários fatos, dentre eles: um incêndio real ocorrido na Companhia de Blusas Triangle, em 1911, em Nova York, no qual 146 pessoas morreram, sendo 125 mulheres, induzindo-nos a voltar às nossas atenções, em cada 8 de março, para homenagear as mulheres que morreram empunhando a bandeira da igualdade, num obituário de intento memorial. Como se precisasse... Esse agravo não é muito diferente da historieta da viúva de sobrenome Consolação, que nascida na periferia da vida, tem a missão de continuar resistindo em sua lida diária para que compreendam que não se trata de convenção, mas de respeito... - E há uma legião silenciosa dessas mulheres simples - E esse silêncio sustenta o mundo. Não é sujeição, é virtude. Elas fogem da noite, cobrindo-se com o dia. E a luta que travam vem pelo exemplo. E a cada hora um sem número delas vira espelhos de Cristo. Onde fica o muro das lamentações de todas as Marias do mundo? Em todos os cantos do mundo. Mas, não há choro e ranger de dentes. Pobre humanidade que teme a si mesma; como se isso não fosse vaidade. Em todas as épocas, mulheres se empenham em favor de um ideário, numa metamorfose de casulo à mariposa. (...) E, voam, insistentemente, na direção do fogo, pois esse é o preço que se paga pela liberdade.

Misael Nobrega
Enviado por Misael Nobrega em 08/03/2020
Reeditado em 06/03/2022
Código do texto: T6883282
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.