MISTÉRIO E CONHECIMENTO.

O que torna o mundo interessante é o mistério. É ele que movimenta nosso intelecto, a vontade de ir além. Nossa vida de recursos pessoais de compreensão e entendimento.

Por isso pessoas de múltiplas faculdades quando dominam certas ciências ou atividades, querem abrir espaços para outras. O grande alimento do conhecimento, da própria vida útil e enriquecedora, é a curiosidade para saberes. Sem essa motivação vive-se quase instintivamente e sob o comando de repetir a mesmice. Enfadonho e descolorido a não ser para espíritos acanhados.

Edmond Picard foi botânico de grande envergadura. Depois entomologista. Dominando suas atividades de forma superior se encantou pelo direito, viu que ele acompanhava o homem desde antes de seu nascimento até depois de sua morte. Entendeu que essa agregação na tutela de valores tinha importância máxima para o convívio, desde a ética até à norma obrigatória. E se dedicou ao profundo estudo da ciência que tudo regula, o direito.

Percebeu que nela não havia ainda sido realçado, com a necessária importância, ainda que existente na composição da regra, com força expressiva de tratamento, a característica singular que outras ciências tinham.

E se colocou a investigar, construindo o seguinte conceito: O que distingue o direito como se distingue no elefante a tromba é a coerção, a obrigação da sujeição à norma. Sua obra “O Direito Puro” põe em relevo essa configuração destacada fora os outros elementos

Sim, o mistério nos faz pensar e meditar sobre tudo que se afigura complexo diante de nossa inteligência, o desafio para penetrar na compreensão.

Nossa existência e a viagem que fizemos até aqui chegar, sem participar dessa decisão, sem de nada sabermos até o nascimento e o surgimento da consciência, é a grande mola central do questionamento da humanidade.

E isso é compensador, o grande motor da vida.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 07/03/2020
Reeditado em 07/03/2020
Código do texto: T6882622
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.