BELEZA INTEGRADA E INTEGRAL

Prof. Antônio de Oliveira

Associa-se à mulher o conceito de beleza. Beleza que deveria ser apreciada no conjunto. Mas inventaram, para a mulher, cremes de beleza para o rosto, para o pescoço, entorno dos olhos, para os seios, braços, para as mãos e coxas. Inventaram, dando a entender cada porção mulher como uma peça isolada. E dá-lhe maquiagem.Beleza postiça.

Na realidade, a mulher tem beleza própria, feminina, única, de conjunto, independentemente de ser mulher famosa ou não. Além disso, o conceito de beleza deveria incluir estilo de vida, caráter e personalidade, e modos de ser. Uma radiografia de corpo inteiro. Há mais de 50 anos, quando fiquei noivo, enumerei, de Isa, as seguintes qualidades: o físico, o sorriso, a musicalidade, a sensibilidade, a discrição, a sensatez, a jovialidade, o charme.

Com o passar dos anos, mantidos brancos os cabelos, meus e dela, isso não foi sinal de desmazelo. Pintar os cabelos de certa forma é contrariar o tempo, é forçar a volta aos tempos de juvenilidade. Por que não viver cada idade com ares de juventude e frescor de primavera? A mulher madura é, sim, capaz dessa madurez. Como? Sim, há controvérsias...

Não faz mal, aliás, faz bem, que eu continue pinçando imagens de Mia Couto, Antes de Nascer o Mundo: “A verdade era: a mulher me invadira como o Sol enche as nossas casas. Não havia modo de afastar ou impedir essa inundação, não havia cortinado que fechasse aquela luminosidade”. “... elas simplesmente sabem coisas. Inexplicáveis coisas”. É preciso temer a mulher. Conclusão de Mia Couto.

Dentre tantos poetase escritores que idealizaram um mundo “povoado de donzelas ingênuas, virgens sonhadas, filhas do céu”, José de Alencar descreve Iracema como grande vestal consagrada, tão pura, a virgem dos lábios de mel.Apocalipticamente, Dom Marcos Barbosa prenuncia: “Cairá como os ídolos do Egito / A estátua da mulher nua / Que oferece seu corpo aos homens que passam”. Cabelos de ouro e pés de barro. Tem de tudo.

Antônio Oliveira MG
Enviado por Antônio Oliveira MG em 07/03/2020
Código do texto: T6882538
Classificação de conteúdo: seguro