O Rio São Francisco

Eu queria que vocês viessem comigo na viagem que fiz ontem. Um estrada ligando duas cidades, cortando terras vermelhas. Nas lavouras de muitos tons de verde reluzente, por causa dos dias de chuva, as estradas vicinais de terra batida, vermelho-vinho, enchem os olhos de beleza! Barrancos mostrando as entranhas da terra de cultivo... Numa tarde de sol tímido, de tempo lavado, era como se a natureza estivesse pendurada no varal do dia, levemente balançando ao sopro fresco do vento. Mas, beleza mesmo, descrevo agora. Perto do Rio São Francisco, meu Deus, quando vi suas águas transbordantes, alagando todo o entorno, eu fiquei emocionada! Águas vigorosas puseram-se para fora do leito e se atiraram, ávidas, na Lagoa Feia, tingindo-a de cor. Várias inundações aqui e ali, formando lagoas de chuva... Eu bebia dessa beleza líquida, enquanto desacelerava o carro... E sorria, feito boba, porque essas singelezas deixam-me embriagada... Na ponte havia tanta gente curiosa e feliz pela beleza do rio, que há muitos anos não "derramava". Numa fazenda próxima, o gado branco parecia fazer da cena um imenso pano verde de poá branco. Esse canto bucólico da tarde, com rio farto e burburinho das gentes, mexeu com minha emoção!...

Cassia Caryne
Enviado por Cassia Caryne em 07/03/2020
Código do texto: T6882502
Classificação de conteúdo: seguro