A visita

Não sei se já aconteceu com você, mas, com o avanço da Ciência e os contributos da aritmética, cedo ou tarde, você viverá uma experiência, se não igual, semelhante à que me aconteceu nesta manhã de sábado. E não importa se você estará morando no mato ou no asfalto, que a Ciência tudo vai abarcar e o progresso um dia chega. Digo isso sem querer causar alarde nem insônia a seu ninguém: mas um dia chegará em que alguém não identificado, ou até identificado, com crachá e tudo que o valha, vai bater à sua porta. Você deve está preparado para essa visita, porque não será uma visita como nos acontece nos moldes dos homens da era dos apertos de mão e dos devotos de Cristo.

Será uma visita fria, com intenção subjacente, como já acontece em grande medida com as visitas atuais, porém provida de dosagem extra de invasão. É recomendável que você não faça movimentos precipitados, para evitar má interpretação; aja naturalmente, como se a visita e seu propósito fossem já esperados. Cumprimente a visita com os de praxe: — "Olá! O que deseja? Em que posso lhe servir?" Ao que a visita lhe responderá, sem retorno dos cumprimentos e demonstrando apressadamente pressa: — "Qual a senha do wifi?"

Você se sentirá aliviado, pois a visita não lhe veio assaltar nem lhe pedir que lhe compre uma rifa de bingo, tampouco para lhe emprestar dinheiro. Veio simplesmente — um simplesmente que hoje ainda nos é estranho — pedir-lhe a senha do wifi. E você, como a maioria dos habitantes de amanhã, não negará pedido tão singelo. Então você, descartando a polícia, resolverá lidar pessoalmente com a situação — e lhe responderá: — "Pois não! Digite aí 'tudojuntoeminúsculo'. Essa é a senha".

Depois de a visita testar a veracidade da informação e constatar sua concretude, um sorriso lhe cairá nos lábios, os olhos acordarão brilhantes e o dia então poderá começar. Agora todo conectado — e você descobrirá, ainda que intuitivamente, que se, como dizem, a morte e a desgraça têm predileção pelos inocentes, pelos bons e pelos meigos, a predileção de algumas visitas será a internet wifi.

Damião Caetano da Silva
Enviado por Damião Caetano da Silva em 07/03/2020
Reeditado em 07/03/2020
Código do texto: T6882300
Classificação de conteúdo: seguro